Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1621
Título: Nós, a ponte e os outros: cultura, meio ambiente e desenvolvimento em Guajará-Mirim (RO)
Autor(es): Palitot, Aleksander Allen Nina
Palavras-chave: Guajará-Mirim
Desenvolvimento Local Sustentável
Turismo
Cultura.
Data do documento: 2016
Citação: PALITOT, A. A. N. Nós, a ponte e os outros: cultura, meio ambiente e desenvolvimento em Guajará-Mirim (RO). 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: A presente dissertação teve como objeto de investigação as possibilidades do Turismo como fator para o desenvolvimento local - sustentável e inclusivo - do município de Guajará-Mirim. Em muitas localidades o turismo representa a principal alternativa econômica. No município de Guajará-Mirim essa alternativa não é explorada de forma a transformar a atividade em fator de desenvolvimento local. Analisando as políticas de turismo na localidade constatamos a falta de investimentos na manutenção dos equipamentos com potenciais para o Turismo, o distanciamento entre a cultura e história local para o fomento da atividade. Considerando, ainda, que os planos de desenvolvimento têm produzido resultados insatisfatórios, a presente pesquisa analisou as possibilidades do Turismo em várias de suas modalidades: r eligiosa, histórica, ambientai e cultural, enquanto alternativas para o desenvolvimento no Município de Guajará-Mirim. Para isso, buscou exemplos em experiências bem-sucedidas e municípios que elegeram essas alternativas como diretrizes para a melhoria da qualidade de vida de seus munícipes incorporando sua história, sua identidade e suas práticas culturais na promoção e no investimento de políticas públicas de Turismo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Antônio Cláudio Rabello.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1621
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Aleksander Palitot - 2016.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.