Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Patrícia Feitosa Basso | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T20:30:22Z | - |
dc.date.available | 2017-06-27T20:30:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Patrícia Feitosa Basso.Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica. 2016. 80 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1622 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no Polo da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática Profissional. Orientador: Prof. Dr. Marinaldo Felipe da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo destacar os principais conteúdos, competências e habilidades não assimiladas pelos alunos concluintes do 5º ano na disciplina de Matemática, segundo a percepção dos professores que lecionam no 6º ano e socializar os resultados obtidos juntamente aos professores das séries iniciais, tendo-se utilizado a pesquisa-ação como metodologia. A análise foi realizada junto às escolas públicas da cidade de Porto Velho – RO, e para tal, foi dividida em três etapas. A primeira etapa se deu com a confecção e aplicação de um questionário aos professores do 6º ano. Tal questionário objetivou averiguar as principais dificuldades dos alunos em relação às competências e habilidades na disciplina de Matemática que não foram assimiladas no Ensino Fundamental I. Os dados coletados foram tratados estatisticamente com suporte do software EPI INFO versão 3.5.2. A segunda etapa se deu em razão da aplicação in loco de uma oficina com as professoras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Carmosina, onde ocorreu a socialização dos dados e aplicação de atividades voltadas para a melhoria do ensino. Na última etapa foi aplicado outro questionário que visava avaliar dentre outros, o nível de satisfação a respeito das temáticas desenvolvidas na oficina, procurando incentivá-las a utilizar de tais práticas em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T19:45:04Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:29:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:29:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-27T20:30:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf: 3052334 bytes, checksum: 78b5a4a9d8e1dd6a70af0be5eec98ea0 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.title | Multiplicar ou dividir: contribuição á prática pedagógica para a construção do conhecimento matemático nos anos iniciais da educação básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PATRICIA FEITOSA.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.