Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Aquiles Rocha Lira-
dc.date.accessioned2017-06-27T20:30:36Z-
dc.date.available2017-06-27T20:30:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBEZERRA, Aquiles Rocha Lira. Ensino da álgebra: uso da linguagem e do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica. 2016. 61 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de pós - graduação mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1623-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, pólo da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Orientador: Prof. Dr. Flávio Batista Simão.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa aspectos relevantes do ensino de álgebra, abordando principalmente o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico, e sua importância para a aquisição de habilidades e competências necessárias para o sucesso na aprendizagem matemática em outras áreas do conhecimento como, Física, Geografia e Química, durante o ensino fundamental e médio. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito do ensino de álgebra e também foi realizada uma pesquisa com docentes das disciplinas de Física, Geografia, Química e matemática, através de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de verificar o quanto a matemática, em especial o ensino de álgebra, é importante como ferramenta para a aprendizagem nas demais áreas e em matemática. Os dados recolhidos evidenciam as principais dificuldades apresentadas por alunos e professores durante o processo de ensino/aprendizagem e destacando a importância do saber matemático para a resolução de problemas relacionados às respectivas disciplinas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T19:29:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:27:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:29:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-27T20:30:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectEnsino de álgebrapt_BR
dc.subjectLinguagem e Pensamento algébricopt_BR
dc.subjectFerramentas de Aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino da álgebra: uso da linguagem e do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básicapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf965,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.