Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Aquiles Rocha Lira | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T20:30:36Z | - |
dc.date.available | 2017-06-27T20:30:36Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Aquiles Rocha Lira. Ensino da álgebra: uso da linguagem e do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica. 2016. 61 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de pós - graduação mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1623 | - |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, pólo da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Orientador: Prof. Dr. Flávio Batista Simão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa aspectos relevantes do ensino de álgebra, abordando principalmente o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico, e sua importância para a aquisição de habilidades e competências necessárias para o sucesso na aprendizagem matemática em outras áreas do conhecimento como, Física, Geografia e Química, durante o ensino fundamental e médio. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica a respeito do ensino de álgebra e também foi realizada uma pesquisa com docentes das disciplinas de Física, Geografia, Química e matemática, através de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de verificar o quanto a matemática, em especial o ensino de álgebra, é importante como ferramenta para a aprendizagem nas demais áreas e em matemática. Os dados recolhidos evidenciam as principais dificuldades apresentadas por alunos e professores durante o processo de ensino/aprendizagem e destacando a importância do saber matemático para a resolução de problemas relacionados às respectivas disciplinas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T19:29:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:27:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-06-27T20:29:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-27T20:30:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf: 988903 bytes, checksum: 36694fdc02c6fc1da8240ae345e0d014 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Ensino de álgebra | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e Pensamento algébrico | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino da álgebra: uso da linguagem e do pensamento algébrico como ferramenta de aprendizagem na educação básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO AQUILES ROCHA.pdf | 965,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.