Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1624
Título: Estresse interpessoal, coping e recaída ao uso de substâncias psicoativas: uma abordagem tradicional
Autor(es): Donato, Iagê Lage
Palavras-chave: Estresse Psicológico
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Relações Interpessoais
Adaptação Psicológica
Data do documento: 2017
Citação: DONATO, I. L. Estresse interpessoal, coping e recaída ao uso de substâncias psicoativas: uma abordagem tradicional. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Os transtornos por uso de substâncias (TUS) representam um grande desafio para profissionais da saúde, e geram intenso sofrimento nos indivíduos e estresse nas suas relações interpessoais. Esta pesquisa apresenta uma exploração qualitativa acerca do estresse interpessoal vivenciado por pessoas em tratamento para TUS a partir da teoria transacional de estresse e coping de Lazarus. Procurou-se compreender a dinâmica dos eventos interpessoais estressantes e sua relação com as recaídas. Para tal, realizaram-se quatro estudos de caso com indivíduos em tratamento para TUS. O estudo foi conduzido no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia. Foram voluntários na pesquisa três homens e uma mulher, com idades entre 39 e 50 anos, usuários de diferentes substâncias. Para seleção dos casos, observou-se que todos haviam recaído durante o curso do tratamento e não estavam privados do convívio social. A coleta de dados deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada elaborada pelo pesquisador para o estudo; a análise dos prontuários formulados pelos profissionais do CAPSad e mantidos na instituição; e a aplicação do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. As estratégias analíticas empregadas incluíram a análise de conteúdo, análise documental, obtenção dos escores relativos ao instrumento psicométrico. Foi realizada a análise dentro do caso, por meio da triangulação dos dados, e a análise cruzada dos casos para obter padrões e lições gerais. O estresse interpessoal foi identificado no contexto da recaída na forma de conflitos, pressão social para uso de drogas, preocupação por magoar um ente querido, e pressão sobre o desempenho de atividades socialmente relevantes. São descritas as avaliações primárias e secundárias relacionadas ao estresse interpessoal que levaram à recaída. Ainda, é destacado o caráter complexo e dinâmico das relações interpessoais. Por fim, aspectos metodológicos e questões norteadoras de pesquisas são discutidos, com objetivo de instigar novas investigações.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof. Dr. Fabio Biasotto Feitosa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1624
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO IAGÊ DONATO.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.