Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1646
Título: Poética dos traços em lar, de Armando Freitas Filho um estudo sobre a autobiografia
Autor(es): Oliveira, Mislene de
Palavras-chave: Poesia contemporânea
Autobiografia
Armando Freitas Filho
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, M. de. Poética dos traços em lar, de Armando Freitas Filho um estudo sobre a autobiografia. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: Considerado um dos principais nomes da poesia brasileira contemporânea, Armando Freitas Filho tem sua poética evidenciada pela tentativa sempre frustrada de apreender a vida no poema, sobretudo porque a própria linguagem inviabiliza qualquer intenção de realidade.No livro Lar,(2009),o poeta acentua esse embate ao considerar elementos autobiográficos nos poemas, por isso esta pesquisa tem por finalidade compreender a relaçãoentre autobiografia e poesia no mencionado livro. Abase teórica das análises consiste noslivros Salvo o nome (1996), Mal de arquivo– Uma impressão freudiana (2002) e Papel-máquinal (2004), de Jacques Derrida. Discute-se,inicialmente, a questão do nome próprio, em seguida a questão do arquivo possibilitado apenas portraços de memória e, então, desenvolve-se a ideia da máquina de reprodução que torna o discurso autobiográfico sempre suscetível a mudanças do porvir. Por fim, tem-se que a inscrição autobiográfica em Lar,torna-se inseparável da linguagem poética.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Milena Cláudia Magalhães Santos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1646
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MISLENE DE OLIVEIRA.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.