Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1652
Título: Saúde e geografia : ervas e curas na comunidade ribeirinha de Nazaré - RO
Autor(es): Morais, Allan Robert Ramalho
Palavras-chave: Saúde
população tradicional
Amazônia
Data do documento: 2016
Citação: MORAIS, Allan Robert Ramalho. Saúde e geografia : ervas e curas na comunidade ribeirinha de Nazaré - RO. 2016. 140 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Geografia. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto velho. 2016
Resumo: A dissertação evidencia as práticas de saúde em suas diferentes formas na comunidade ribeirinha de Nazaré – RO, através do enfoque geográfico e ao valer-se da interdisciplinaridade. Localizada a 150 km de Porto Velho, a comunidade tem passado por diferentes processos migratórios e influências culturais, desde a sua formação inicial, resiste ao tempo e continua a cultivar as práticas utilizadas por seus antepassados. O conhecimento tradicional de saúde aplicado que se referencia na utilização das ervas, partes de animais, orações e rezas existentes continua e mantém uma relação paralela e concorrente aos conhecimentos convencionais e científicos do sistema oficial de saúde. Verificou-se através do método fenomenológico, com base em entrevistas e questionários abertos, que as dificuldades de acesso aos centros onde se realizam os tratamentos de saúde, junto às tradições culturais existentes, continuam moldando a maneira de como a população recorre com frequência ao conhecimento herdado. Por outro lado a implantação de um Sistema de Atenção Básica de Saúde, com a presença de profissionais que atendem na própria comunidade, vem a somar nas formas de prevenção e nos tratamentos das enfermidades que acometem a população ribeirinha local. Apesar de serem consideradas práticas diferentes e relativamente opostas, os detentores dos saberes locais buscam passar uma maior segurança às pessoas da sua comunidade, que juntamente com os profissionais do SUS se adaptam e não deixam de reportar-se a práticas de saúde naturais ribeirinhas. Diante deste contexto a população convive entre os dois ramos de conhecimentos existentes, em que a saúde é procurada no uso de técnicas tradicionais e tratamentos médicos modernos.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Linha de pesquisa: Território, Representações e Políticas de Desenvolvimento – TRSD, sob a orientação da Profa. Dra. Maria das Graças Silva Nascimento Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1652
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ALLAN ROBERT.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.