Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/165
Título: Jogo, desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos
Autor(es): 
Silva, Juliana Gomes da
Palavras-chave: Jogo
Desenvolvimento
Aprendizagem
Mediação Pedagógica
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, J. G. da Jogo, desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos. 2013, 85 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar a função do jogo para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança sob a mediação pedagógica Histórico-Critica. Participaram da pesquisa duas turmas de educação infantil (pré II) de cinco anos, sendo estas oriundas de duas escolas municipais da cidade de Ariquemes. Adotou-se como opção metodológica a pesquisa ação participativa e etnográfica . Para tanto, fez-se necessário estudos bibliográficos para teorização e fundamentação de uma análise crítica privilegiando-se dados qualitativos da pesquisa. E pesquisa empírica com: observação sistematizada, entrevistas com questionário semiestruturado aberto; questionário estruturado; roteiro de critérios estruturado para a aplicação dos jogos e aplicação de dois jogos com intervenção pedagógica no qual a sua aplicação foram gravadas em vídeos. Percebeu-se que a inserção do jogo no contexto escolar encontra-se sem objetividade e intencionalidade educativa, sendo esse designando ao ócio educacional. Entretanto os resultados obtidos a partir da intervenção pedagógica, por meio da aplicação do jogo, demonstram a sua função para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil. Portanto, conclui-se que a função do jogo pedagógico configura em um instrumento de mediação pedagógica das relações dialéticas da criança, do meio e objeto de conhecimento.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/165
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Juliana Gomes da.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.