Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Silva, Juliana Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-17T22:17:15Z | - |
dc.date.available | 2014-07-17T22:17:15Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. G. da Jogo, desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos. 2013, 85 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/165 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar a função do jogo para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança sob a mediação pedagógica Histórico-Critica. Participaram da pesquisa duas turmas de educação infantil (pré II) de cinco anos, sendo estas oriundas de duas escolas municipais da cidade de Ariquemes. Adotou-se como opção metodológica a pesquisa ação participativa e etnográfica . Para tanto, fez-se necessário estudos bibliográficos para teorização e fundamentação de uma análise crítica privilegiando-se dados qualitativos da pesquisa. E pesquisa empírica com: observação sistematizada, entrevistas com questionário semiestruturado aberto; questionário estruturado; roteiro de critérios estruturado para a aplicação dos jogos e aplicação de dois jogos com intervenção pedagógica no qual a sua aplicação foram gravadas em vídeos. Percebeu-se que a inserção do jogo no contexto escolar encontra-se sem objetividade e intencionalidade educativa, sendo esse designando ao ócio educacional. Entretanto os resultados obtidos a partir da intervenção pedagógica, por meio da aplicação do jogo, demonstram a sua função para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil. Portanto, conclui-se que a função do jogo pedagógico configura em um instrumento de mediação pedagógica das relações dialéticas da criança, do meio e objeto de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-17T20:13:12Z No. of bitstreams: 1 Silva, Juliana Gomes da.pdf: 1534543 bytes, checksum: fa85a3165fdc86af58303946fd3aa7e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-17T22:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Silva, Juliana Gomes da.pdf: 1534543 bytes, checksum: fa85a3165fdc86af58303946fd3aa7e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-07-17T22:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva, Juliana Gomes da.pdf: 1534543 bytes, checksum: fa85a3165fdc86af58303946fd3aa7e1 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mediação Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Jogo, desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Juliana Gomes da.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.