Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Gomes da-
dc.date.accessioned2014-07-17T22:17:15Z-
dc.date.available2014-07-17T22:17:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, J. G. da Jogo, desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anos. 2013, 85 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/165-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Macielpt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo demonstrar a função do jogo para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança sob a mediação pedagógica Histórico-Critica. Participaram da pesquisa duas turmas de educação infantil (pré II) de cinco anos, sendo estas oriundas de duas escolas municipais da cidade de Ariquemes. Adotou-se como opção metodológica a pesquisa ação participativa e etnográfica . Para tanto, fez-se necessário estudos bibliográficos para teorização e fundamentação de uma análise crítica privilegiando-se dados qualitativos da pesquisa. E pesquisa empírica com: observação sistematizada, entrevistas com questionário semiestruturado aberto; questionário estruturado; roteiro de critérios estruturado para a aplicação dos jogos e aplicação de dois jogos com intervenção pedagógica no qual a sua aplicação foram gravadas em vídeos. Percebeu-se que a inserção do jogo no contexto escolar encontra-se sem objetividade e intencionalidade educativa, sendo esse designando ao ócio educacional. Entretanto os resultados obtidos a partir da intervenção pedagógica, por meio da aplicação do jogo, demonstram a sua função para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança na educação infantil. Portanto, conclui-se que a função do jogo pedagógico configura em um instrumento de mediação pedagógica das relações dialéticas da criança, do meio e objeto de conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-17T20:13:12Z No. of bitstreams: 1 Silva, Juliana Gomes da.pdf: 1534543 bytes, checksum: fa85a3165fdc86af58303946fd3aa7e1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-17T22:15:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Silva, Juliana Gomes da.pdf: 1534543 bytes, checksum: fa85a3165fdc86af58303946fd3aa7e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-07-17T22:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva, Juliana Gomes da.pdf: 1534543 bytes, checksum: fa85a3165fdc86af58303946fd3aa7e1 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMediação Pedagógicapt_BR
dc.titleJogo, desenvolvimento e aprendizagem: a mediação pedagógica com crianças de cinco anospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Juliana Gomes da.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.