Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1664
Título: Clima organizacional e sua influência no desempenho dos servidores de educação na Escola Rural Santos Dumont
Autor(es): Camúcia, Andressa Oliveira
Palavras-chave: Clima organizacional
Satisfação
Motivação
Liderança
Data do documento: 7-Jan-2016
Citação: CAMÚCIA, Andressa Oliveira. Clima organizacional e sua influência no desempenho dos servidores de educação na Escola Rural Santos Dumont. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: O presente artigo demonstrou uma análise sob a influência do clima organizacional no desempenho da prestação de serviços educacionais dos servidores na Escola Rural Santos Dumont, que fica localizada na linha 07, município de Cacoal/RO. A pesquisa teve como amostra, os trabalhadores da instituição: 10 professores, 1 zeladora, 1 merendeiro, 1 supervisora e o diretor da instituição. O método utilizado na pesquisa foi o fenomenológico combinado com o método dedutivo. A pesquisa classificou-se também como pesquisa participante, pois a pesquisadora pertence ao quadro funcional da escola, com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram á bibliográficas e também por meio de questionário contendo 20 perguntas fechadas utilizando a escala Likert, onde verificou quanto ao clima existente na organização, o nível de satisfação de diversos aspectos dos colaboradores. Após a análise, foram constatados os seguintes resultados: a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com clima existente na organização, sendo relacionamento com superiores e colegas de trabalho, autonomia em propor ideias, boa comunicação, bom ambiente de trabalho, reconhecimento e remuneração; e o restante, a minoria estão insatisfeitos com comunicação, ambiente, preparo, reconhecimento e remuneração. De fato, constatou-se no que diz respeito à escola em si, é um bom lugar de se trabalhar, já em fatores que diz respeito a administração municipal, é necessário fazer alguns ajustes para satisfazer as necessidades profissionais dos servidores, a fim de aumentar a satisfação e consequentemente seu desempenho, pois por trabalhar de forma direta com a comunidade educacional, demonstra a sua insatisfação com maior facilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Lindsay De Oliveira Mesquita Torres / Co-orientador: Prof. M.e Diogo Gonzaga Torres Neto
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1664
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA OLIVEIRA CAMÚCIA.pdf414,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador