Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1668
Título: A importância do gestor de pessoas nas organizações
Autor(es): Valentim, Sueli Alves Rossi
Palavras-chave: Gestor - Pessoas
Desenvolvimento
Gestão
Colaborador
Data do documento: 27-Ago-2010
Citação: VALENTIM, Sueli Alves Rossi. A importância do gestor de pessoas nas organizações. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2010.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a importância do gestor de pessoas no desenvolvimento e crescimento da organização. A atuação do Gestor de Pessoas frente aos desafios do desenvolvimento de pessoas se torna complexo, ao considerar a amplitude de sua área, que se inicia na visão quantitativa: folha de pagamento, férias, rescisão, encargos sociais, ponto eletrônico e se estende às tendências qualitativas: desenvolvimento, formação de novos talentos, retenção de pessoas estratégicas, avaliação de desempenho. O gestor de pessoas é um fator chave no sucesso das estratégias da organização; a forma como se gerem as pessoas passou a ser um diferencial estratégico independentemente do porte ou nacionalidade da organização. A metodologia de estudo é baseada em pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Realizou-se uma pesquisa de campo em seis organizações de ramos de atuação distintos, localizadas no município de Pimenta Bueno. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e entrevista com os respectivos gestores de pessoas de cada organização, sendo que o critério de seleção das organizações foi a que apresentasse acima de 20 (vinte) funcionários em seu quadro e que estivesse atuando há mais de 05 (cinco) anos no municipio. Os resultados mostram que as organizações possuem em seu quadro de colaboradores um profissional atuante na área de gestão, porém o que diferencia a atuacão de um gestor para outra organizacão é a forma de como o gestor desenvolve seu trabalho. Observou-se que na maioria das organizações há falha quanto ao processo de gestão, pois não são lhe delegados um poder de transformação na organização. Sugere-se que os diretores e proprietários das organizações se aprofundem mais nos assuntos que dizem respeito à gestão de pessoas, quais os benefícios que a organização terá quando essa prática se tornar ativa. Ainda como sugestão, deve ser trabalhada a questão de delegação de poder; fazer entender que, para o desenvolvimento acontecer, delegar alguns poderes é necessário. Aderir os métodos e processos de gestão se faz necessário para que a organização e o colaborador alcancem o sucesso.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1668
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES.pdf175,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador