Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1668
Title: A importância do gestor de pessoas nas organizações
Authors: Valentim, Sueli Alves Rossi
Keywords: Gestor - Pessoas
Desenvolvimento
Gestão
Colaborador
Issue Date: 27-Aug-2010
Citation: VALENTIM, Sueli Alves Rossi. A importância do gestor de pessoas nas organizações. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2010.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar a importância do gestor de pessoas no desenvolvimento e crescimento da organização. A atuação do Gestor de Pessoas frente aos desafios do desenvolvimento de pessoas se torna complexo, ao considerar a amplitude de sua área, que se inicia na visão quantitativa: folha de pagamento, férias, rescisão, encargos sociais, ponto eletrônico e se estende às tendências qualitativas: desenvolvimento, formação de novos talentos, retenção de pessoas estratégicas, avaliação de desempenho. O gestor de pessoas é um fator chave no sucesso das estratégias da organização; a forma como se gerem as pessoas passou a ser um diferencial estratégico independentemente do porte ou nacionalidade da organização. A metodologia de estudo é baseada em pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Realizou-se uma pesquisa de campo em seis organizações de ramos de atuação distintos, localizadas no município de Pimenta Bueno. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e entrevista com os respectivos gestores de pessoas de cada organização, sendo que o critério de seleção das organizações foi a que apresentasse acima de 20 (vinte) funcionários em seu quadro e que estivesse atuando há mais de 05 (cinco) anos no municipio. Os resultados mostram que as organizações possuem em seu quadro de colaboradores um profissional atuante na área de gestão, porém o que diferencia a atuacão de um gestor para outra organizacão é a forma de como o gestor desenvolve seu trabalho. Observou-se que na maioria das organizações há falha quanto ao processo de gestão, pois não são lhe delegados um poder de transformação na organização. Sugere-se que os diretores e proprietários das organizações se aprofundem mais nos assuntos que dizem respeito à gestão de pessoas, quais os benefícios que a organização terá quando essa prática se tornar ativa. Ainda como sugestão, deve ser trabalhada a questão de delegação de poder; fazer entender que, para o desenvolvimento acontecer, delegar alguns poderes é necessário. Aderir os métodos e processos de gestão se faz necessário para que a organização e o colaborador alcancem o sucesso.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1668
Appears in Collections:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES.pdf175,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.