Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1678
Título: A importância do cooperativismo e a aplicação dos fundos de reservas
Autor(es): Souza, Simone Pereira de
Palavras-chave: Cooperativismo - Aplicação
Fundos - Reservas
RATES
Data do documento: 15-Dez-2009
Citação: SOUZA, Simone Pereira de. A importância do cooperativismo e a aplicação dos fundos de reservas. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: Cooperativismo é doutrina econômica estruturada para geração de riquezas por meio do livre associativismo entre pessoas que, espontaneamente, concordam em criar uma cooperativa em qualquer seguimento produtivo permitido pela legislação e, unidas pelos mesmos ideais e tendo os mesmos objetivos, buscar a satisfação de suas necessidades financeiras e de realização pessoal/profissional por meio da produtividade e da valorização humana. O estudo objetivou analisar a aplicação do Fundo de Reserva,e o Fundo de Reserva de Assistência Técnica, Educacional e Social – RATES e averiguar a satisfação dos cooperados em relação à gestão da Cooperativa de Transportes de Cargas de Cacoal LTDA – COOPERCAL. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram pesquisa bibliográfica e questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado para 22 (vinte e dois) cooperados ativos. O local de pesquisa é na COOPERCAL - Cooperativa de Transportes de Cargas de Cacoal LTDA, localizada no município de Cacoal. Os resultados apontam que a maioria dos cooperados conhece e pratica os princípios do cooperativismo, porém, um número significativo diz desconhecer estes princípios, por isso não os praticam. Eles afirmaram estar satisfeitos com a gestão atual da cooperativa, mas acreditam que precisa de melhorias na administraçãoe recursos humanos. A maioria deles não tem conhecimento da importância da aplicação dos fundos nem estão satisfeitos com a aplicação do mesmo. Verifica-se que os objetivos dese associarem à cooperativa foram por melhor posição de mercado, trabalhos em conjuntos e soma de experiência. Sugere-se a aplicação de técnicas de educação continuada através de palestras, treinamentos e disponibilizar materiais didáticos para todos os cooperados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1678
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
303O FINAL ARTIGO.pdf244,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador