Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1682
Título: Gestão da qualidade total – Ciclo PDCA: estudo de caso em uma indústria frigorífica no município de Pimenta Bueno
Autor(es): Melo, Mônica Cambuí de
Palavras-chave: Processos produtivos
Qualidade
Melhoria contínua
Ciclo - PDCA
Data do documento: 14-Dez-2009
Citação: MELO, Mônica Cambuí de. Gestão da qualidade total – Ciclo PDCA: estudo de caso em uma indústria frigorífica no município de Pimenta Bueno. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O presente artigo expõe conceituação teórica sobre o Ciclo PDCA, uma ferramenta de Gestão da Qualidade, apresentando também aplicação prática em uma indústria frigorífica de carne bovina, localizada no município de Pimenta Bueno –RO. Foram descritasas formas de utilização, finalidade e importânciadestaferramenta, tanto na teoria como na prática, para saber se o método éutilizado adequadamentepela empresa. Pesquisa descrita exploratória com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram:pesquisa bibliográficae documental,observação, questionário e entrevistas. A partir desta pesquisa, foi possíveltomar conhecimento da importância atribuídaao Ciclo PDCA na organização, bem como as particularidades da utilização do método na empresa. Foi constatado então, que tanto a gerência quanto a maioria dos colaboradores que trabalham diretamente com a ferramenta, acreditam na importância do método para a melhoria dos processos produtivos da empresa, bem como para o alcance das metas, porém não conhece profundamente o método, o que diminui a possibilidade de obtenção da qualidade por meio do método, ou seja, limita a eficácia da ferramenta.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1682
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC.pdf259,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador