Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1683
Título: Avaliação institucional do curso de Administração da Universidade Federal de Rondônia – campus de Cacoal
Autor(es): Borges, Joelma Machado
Palavras-chave: Avaliação institucional
Administração - Curso
Qualidade - Ensino
Data do documento: 7-Dez-2011
Citação: BORGES, Joelma Machado. Avaliação institucional do curso de Administração da Universidade Federal de Rondônia – campus de Cacoal. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011
Resumo: O artigo tem por finalidade avaliar a qualidade do ensino do curso de Administração da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Cacoal com base nos critérios preconizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. O gerenciamento da qualidade aplicado em instituição de ensino pode ser denominado como um conjunto de princípios, ferramentas e procedimentos tendo como meta envolver docentes, funcionários e alunos de uma instituição com objetivo de controlar e melhorar a qualidade dos serviços, com o intuito de atingir as expectativas dos seus discentes. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas e pesquisa participante. Os participantes da pesquisa foram 145 acadêmicos e 07 professores do curso de Administração que emitiram suas opiniões quanto aos eixos: infraestrutura, curso, professor, aluno e auto-avaliação (professor e aluno). Quanto à percepção dos acadêmicos, evidenciou-se alguns problemas que interferem na qualidade do ensino como um todo, a exemplo da infraestrutura precária, a falta de livros atualizados e a falta de professores que tem prejudicado as atividades rotineiras do curso e conseqüentemente o desempenho dos acadêmicos. Os professores apontaram que a pouca participação dos acadêmicos nas aulas, a falta de recursos didáticos e incentivos para desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão e o quadro deficitário de professores efetivos são aspectos que prejudicam a qualidade do curso. Sugere-se maior cobrança e disponibilização de verbas para a Universidade com objetivo de investimento em materiais didáticos e incentivos para o desenvolvimento do tripé: ensino, pesquisa e extensão; construção do laboratório de informática e abertura de concurso público para provimento de vagas para professores efetivos com objetivo de repor e reconstituir o quadro de docentes do curso de Administração Campus de Cacoal.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1683
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOELMA - ARTIGO COMPLETO.pdf604,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador