Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1696
Title: Diáspora, deslocamentos e identidade em como fazer amor co um negro sem se cansar de Dany Laferriére
Authors: Soares, Karla Andrea Cândido Rêgo
Keywords: Dany Laferrière
Deslocamentos
Diáspora
Identidade
Negro
Issue Date: 2016
Citation: SOARES, Karla Andrea Cândido Rêgo. Diáspora, deslocamentos e identidade em como fazer amor co um negro sem se cansar de Dany Laferriére. 2016. 80 f. Dissertação ( Mestrado ) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Stricto Sensu em Estudo Literário. Universidade Federal de Rondonia, Porto Velho, 2016.
Abstract: Este trabalho analisa a constituição do negro da diáspora, a partir do olhar do colonizador, refletindo como a literatura explora a subjetificação, os aspectos identitários, sociais e políticos vivenciados pelo negro em processo de diáspora, fazendo um contraponto com a obra Como fazer amor com um negro sem se cansar (2012), de Windsor Kléber Laferrière, escritor haitiano, radicalizado quebequense, primeiro romance do autor que faz parte de uma coleção de 10 livros da sua autobiografia americana. A pesquisa usou de recortes teóricos do conceito de hibridização, desterritorialização, assim como dos estudos Pós-Coloniais fundamentados por Frantz Fanon (2005 e 2008), Albert Memmi (1989), Afredo Bosi (1992), Stuart Hall (2003), Homi Bhabha (1998), Bonnici (2000 e 2009), entre outros, que exploram o conceito de cultura, a diáspora e identidade cultural. Analisamos a representação da identidade do negro na diáspora, de suas manifestações culturais, da concepção de sujeito construída e assumida nesse processo diaspórico, que passam de certa forma a determinar e hibridizar as identidades assumidas por esse sujeito, uma vez que essa identidade cultural vai ser parte de suas relações e das interações que compartilha historicamente. Trata-se de uma hegemonia de valores, que esse sujeito compartilha com a sociedade que o acolhe, estabelecendo parâmetros de interligações entre sua cultura e a do Outro, falando de um ‘entre lugar’ segundo Homi Bhabha (1998). Para a explanação da referida obra, serão utilizadas as ideias de diáspora, identidade e deslocamentos, proposta por Hall em Identidade Cultural na pós-modernidade, de onde pode-se discutir a identidade que o sujeito assume nessas múltiplas inter-relações do sujeito na diáspora, observando-se que a identidade de um sujeito não é marcada pelas suas diferenças, mas pelas relações e culturas que compartilha e divide com o Outro. Com isso, o objetivo da pesquisa está em explorar a literatura, as interações, a identidade cultural e a resistência do povo haitiano nesse processo de diáspora.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Literários, do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia para obtenção do título de Mestre em Literatura. Orientadora: Dra. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1696
Appears in Collections:MEL/PVH - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO KARLA ANDRÉIA.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.