Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/170
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Miranda, Patrícia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-18T23:31:31Z | - |
dc.date.available | 2014-07-18T23:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Patrícia Santos de. O ensino de matemática na educação de jovens e adutos: um olhar para o município de Monte Negro-RO. 2013, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/170 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Profª. Ms. Eliéte Zanelato | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em identificar o contexto do Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Monte Negro/RO. O enfoque principal se deu na formação docente, estrutura dos cursos, organização e delimitações pedagógicas para o ensino de matemática nessa modalidade de ensino. Dentre os tópicos supracitados fora esmiuçado: área de formação, tempo de experiência, cursos de capacitação, estrutura física, materiais pedagógicos, planejamentos, o trabalho desenvolvido pela coordenação e supervisão, base teórica que fundamenta a prática docente, facilidades e dificuldades de ensinar matemática para esse público. O texto está disposto em quatro capítulos. No intuito de aprimoramento científico, focalizou-se uma pesquisa acerca do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos. Sabendo da abrangência de possibilidades estabeleceu-se o município de Monte Negro/RO. Tanto o ensino de matemática quanto a EJA, comumente, têm sido pensados para atender os objetivos capitalistas de preparação da classe trabalhadora para o mercado de trabalho. A investigação aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica no primeiro momento e no segundo momento pesquisa de campo, na qual foi realizada uma entrevista gravada, utilizando-se de questionário semiestruturado com professores que ministram aulas de matemática na EJA, sendo dois professores da escola estadual e dois professores da escola municipal. Identificaram-se alguns aspectos positivos e outros que necessitam maior empenho. A formação básica juntamente com a superior são desafios a serem superados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-18T23:28:08Z No. of bitstreams: 1 Miranda, Patricia Santos de.pdf: 562749 bytes, checksum: e5debcbb74b10b7f551b32b5555954c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-07-18T23:30:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Miranda, Patricia Santos de.pdf: 562749 bytes, checksum: e5debcbb74b10b7f551b32b5555954c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2014-07-18T23:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Miranda, Patricia Santos de.pdf: 562749 bytes, checksum: e5debcbb74b10b7f551b32b5555954c1 (MD5) Previous issue date: 2013 | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Contexto do Ensino | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática na educação de jovens e adutos: um olhar para o município de Monte Negro-RO. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Miranda, Patricia Santos de.pdf | 549,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.