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dc.contributor.authorSantos, Alyne de Fátima Lourenço dos-
dc.date.accessioned2017-07-19T14:53:58Z-
dc.date.available2017-07-19T14:53:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, A. de F. L. dos. O estado do conhecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu em psicologia em educação na região Norte Brasileira: aproximação e distanciamento com as questões indígenas. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1720-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Drª Iracema Neno Cecílio Tada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-07-19T14:53:58Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ALINE LORENÇO.pdf: 12105244 bytes, checksum: abae4da71453e36e727fd1e9851be2c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-19T14:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO ALINE LORENÇO.pdf: 12105244 bytes, checksum: abae4da71453e36e727fd1e9851be2c8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.description.sponsorshipEsta dissertação elege com temática a escolarização indígena e tem como objetivos analisar a produção dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia e Educação da Regão Norte brasileira, identificar aproximações e distanciamentos dessas áreas com a temática indígena, apontar sob qual perspectiva a escolarização indígena está sendo abordada e traçar um panorama que busque entender a contribuição dessas ciências para os processos educativos dos índio. Para tanto, ancorou-se no arcabouço teórico da Psicologia Histórico-cultural, reunindo-se esforços para adotar o método Histórico-Dialético, de Karl Marx. O procedimento metodológico baseou-se no estado do conhecimento e na analise de conteúdo sendo a coleta iniciada a parti da identificação das universidades , programas de pós-gradação em Psicologia e Educação, nas linhas de pesquisa e produções acadêmicas. Em suma, foi possível localizar 1.111 pesquisas. Desse total, 20 estão relacionadas á escolarização indígenas e estão divididas em 19 dissertações - 18 em Educação e uma em Psicologia - e uma Tese em Educação. Posteriormente, esses estudos foram organizados em categorias: títulos, palavras-chaves, objetivos, método e referencial teórico. A apreciação dos dados possibilitou visualizar que há um número reduzido de pesquisas sobre indígenas nos programas selecionados, especialmente nos de Psicologia. Desse modo, a temática de politicas publicas foi timidamente contemplada, os referenciais teóricos críticos forma pretendidos, o Multiculturalismo e Interculturalidade enfatizados e a abordagem qualitativa e etnográfica frequentes. No entanto, ressalta-se importância da produção já existente, sendo urgente sua multiplicação para que o distanciamento entre universidades e indígenas seja diminuído, contribuindo, assim para a criação de politicas publicas refente á escolarização indígena, possibilitando, principalmente, sua estrutura, visando a promoção da autonomia e humanização desses indivíduos.pt_BR
dc.subjectEscolarização indígenapt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectRegião Nortept_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.titleO estado do conhecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu em psicologia em educação na região Norte Brasileira: aproximação e distanciamento com as questões indígenaspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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