Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1721
Título: O efeito coadjuvante dos receptores semelhantes a toll ( TLRs) na estimulação de macrófagos murinos infectado com leishmania amazonesis
Autor(es): Pereira, André Vinycius Cunha
Palavras-chave: toll like receptor
Leishmania amazonensis
Macrófagos
Data do documento: 2017
Citação: PEREIRA, A. V. C. O efeito coadjuvante dos receptores semelhantes a toll ( TLRs) na estimulação de macrófagos murinos infectado com leishmania amazonesis. 2017. 67f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: As leishmanioses são doenças que ocorrem em diversos países localizados nos trópicos e subtrópicos do Velho e Novo mundo que constituem um importante problema de saúde pública em diversos continentes como Ásia, Europa, África e as Américas. No Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana consiste em uma doença de elevada prevalência causada por diferentes agentes etiológicos do gênero Leishmania e transmitida por insetos vetores. O Leishmania é considerado um parasita do sistema fagocítico mononuclear (SFM), tendo como principal célula hospedeira em mamíferos, o macrófago. Os receptores semelhantes a toll (TLR) são uma classe de receptores que fazem o reconhecimento de diversos padrões moleculares que possuem propriedades antigênicas. Uma vez que os atuais tratamentos costumam produzir diversos efeitos adversos e levam ao desenvolvimento de resistência parasitária com o uso prolongado, dificultando a adesão ao tratamento, é fundamental, que se explore novas estratégias terapêuticas para o controle da infecção por Leishmania, inclusive com o auxílio do sistema imunológico do hospedeiro, para que uma resposta imunológica mais eficiente possa combater o parasita. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o efeito coadjuvante dos receptores semelhantes a toll (TLR) na estimulação de macrófagos murinos infectados com L. amazonensis. Macrófagos de linhagem J774.A1 foram utilizados para avaliar a citotoxicidade dos agonistas de TLR (LPS, Pam3CSK4 e CL075) e Glucantime®. Para avaliar o efeito sobre o crescimento/sobrevida das formas amastigotas foram utilizados macrófagos peritoneais infectados com L. amazonensis incubados por 24h ou 72h (LPS: 25ng/mL, Pam3CSK4: 25ng/mL, CL075: 50ng/mL) e o sobrenadante foi recuperado para dosar a quantidade de citocinas (TNF-­alfa, IL-­10 e IL-­12) pelo método ELISA. O Glucantime® produziu citotoxicidade em todas as concentrações testadas (23 a 39% de morte em células J774.A1). Os ligantes de TLR não produziram toxicidade significativa quando utilizados isoladamente ou em associação ao Glucantime®. O LPS, Pam3CSK4 e CL075 diminuíram o número de amastigotas intracelulares e o índice fagocítico e causaram alteração na morfologia dos parasitos fagocitados quando comparadados com o controle (MØ infectados sem tratamento) após 24h e 72h. Resultado semelhante foi observado quando associados ao Glucantime®. Os ligantes LPS e CL075 induziram aumento nos níveis de TNF-­alfa após 72h, mas não houve produção significativa de outras citocinas após os dois tempos observados. Esses resultados confirmam dados da literatura que mostram um papel importante dos TLR na infecção por parasitas do gênero Leishmania. Todavia, faz-­se necessária a realização de estudos posteriores para avaliar a contribuição dos TLR na infecção por L. amazonensis e possíveis aplicações desses ligantes.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Profª. Drª. Giselle Martins Gonçalves.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1721
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ANDRÉ VINYCIUS CUNHA PEREIRA.pdf7,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.