Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/173
Título: Ônus financeiro provocado por acidentes do trabalho e doenças ocupacionais no município de Espigão do Oeste/RO
Autor(es): Cunha, Marcus Vinicius de Oliveira
Palavras-chave: Doença ocupacional
Acidentes de trabalho
Data do documento: 2011
Citação: CUNHA, Marcus Vinicius de Oliveira. Ônus financeiro provocado por acidentes do trabalho e doenças ocupacionais no município de Espigão do Oeste/RO. 2011. 24 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mensurar o ônus financeiro decorrente de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais de empresas do setor privado no município de Espigão do Oeste - RO. O ônus financeiro compreende todos os gastos, diretos ou indiretos, que tem sua origem na ocorrência de acidentes do trabalho e/ou no afastamento do colaborador por motivo de doença, que uma empresa, por força de lei ou pelo contrato de trabalho, fica obrigada a arcar. Para a realização deste trabalho foram contempladas pesquisas bibliográficas, que serviram de referencial teórico na condução do trabalho, buscando definir: o conceito de acidente de trabalho; as principais doenças ocupacionais; a responsabilidade da empresa na manutenção da saúde de seus colaboradores e de suas obrigações em caso de acidente; dados estatísticos de acidentes do trabalho no Brasil, na Região Norte e em Rondônia. Também foi realizada pesquisa de campo em duas empresas no município de Espigão do Oeste-RO, sendo uma comercial e outra industrial, denominadas respectivamente de Empresa A e Empresa B. Na Empresa A não houve acidentes de trabalho entre 01/01/2010 e 24/11/2010, mas contabilizou 81 dias perdidos apenas no primeiro trimestre provocados por doenças, o que gerou um prejuízo para a empresa de R$ 3.423,56. Já a Empresa B informou que registrou 10 acidentes de trabalho de Janeiro a Julho de 2010.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação da Profª Drª Maria Bernadete Junkes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/173
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VINICIUS 2.pdf186,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador