Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1734
Title: Interface entre a linguística e a alfabetização infantil em escolas públicas de Porto Velho/RO
Authors: Melo, Gloria de Lourdes Silva de Oliveira
Keywords: Linguística
Alfabetização
Letramento
Ensino
Issue Date: 2016
Citation: MELO, Glória de Lourdes Silva de Oliveira. Interface entre a linguística e a alfabetização infantil em escolas públicas de Porto Velho/RO. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo do tipo etnográfico sobre a interface entre a Linguística e a alfabetização infantil em quatro escolas públicas de Porto Velho, RO. O estudo é relevante porque, considerando os índices do ainda presente analfabetismo na história do Brasil e do baixo alfabetismo funcional, coloca em questionamento como a Linguística tem sido contemplada na alfabetização e letramento escolar das crianças, em especial, se os usos sociais da língua são abordados, a fim de potencializar suas habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Dessa forma, o trabalho encontra-se organizado para responder ao seguinte problema de pesquisa: Considerando os usos sociais da língua, que contribuições da Linguística são contempladas no processo de ensino e aprendizagem das crianças? Assim, foi estabelecido como objetivo descrever e analisar como os professores do município de Porto Velho (que foram sujeitos da pesquisa) têm abordado a Linguística na alfabetização/letramento escolar Os resultados evidenciaram a marginalização da variação linguística e das práticas de oralidade nas situações didáticas, além da constatação de que o letramento autônomo é priorizado, mas a funcionalidade da língua é minimamente percebida, apesar de as escolas que compuseram a pesquisa estarem inseridas institucionalmente no alfabetizar letrando.
Description: Dissertação apresentada ao Programa Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Letras. Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens. Orientadora: Professora Doutora Maria do Socorro Dias Loura Jorrin.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1734
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL CORRIGIDA E PAGINADA.pdfGlória de Lourdes Silva de Oliveira Melo3,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.