Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1735
Título: Gêneros textuais orais na sala de aula do Ensino Médio
Autor(es): Belforte, Eliandra de Oliveira
Palavras-chave: Oralidade
Ensino Médio
Gêneros Textuais
Letramentos
Data do documento: 2016
Citação: BELFORTE, Eliandra de Oliveira. Gêneros textuais orais na sala de aula do Ensino Médio. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado em Letras. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre os gêneros textuais orais na sala de aula do Ensino Médio, justificando-se, dada a ausência desta prática nesse nível de escolaridade, embora esteja prescrito nos documentos oficiais. A problemática consiste em refletir se os professores do Ensino Médio proporcionam aos alunos situações que exijam se expressarem de forma adequada, abordando conteúdos da oralidade. O objetivo geral foi investigar se os gêneros orais formais (públicos) constituem-se objeto de ensino e aprendizagem conforme prescrito no PCNEM. A partir dele, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar como a escola lida com os gêneros textuais orais: entrevistas de emprego, seminários, palestras, debates, ou seja, situações que exigem a modalidade formal da lígua oral; elencar os possíveis prejuízos que a omissão do trabalho com os gêneros orais podem trazer para os alunos e analisar como foram executadas atividades de avaliação, notadamente os procedimentos e critérios utilizados. Caracterizamos esta pesquisa como sendo do tipo exploratório-descritiva, de cunho qualitativo. A coleta de dados deu-se pela aplicação de questionários, gravação de entrevistas, análise de dois livros didáticos de língua portuguesa e de três provas do ENEM. As análises foram feitas a partir de quatro categorias: a oralidade nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio; O ENEM e sua relação com a oralidade nas questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; A sala de aula do Ensino Médio; O Curso de Letras da UNIR/RO e o espaço da fala. A base teórica e conceitual buscou subsídios em autores que estudaram a linguagem, a oralidade, os gêneros textuais e os letramentos como, por exemplo, Mikhail Bakhtin (1992), Marcos Bagno (2013), Ataliba de Castilho, (1990), Mary Kato (1987), Luiz Antonio Marcuschi (2002, 2003, 2008), Roxane Rojo (2005, 2010), Schneuwly e Dolz (2004), Soares (2003, 2004) e Street (2014). Pautamo-nos, também nos Parâmetros Ciurriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM (1999). Os resultados evidenciaram que os gêneros orais formais necessitam, quando presentes, de uma operacionalização, observando uma sequência didática e quando ausentes, serem trazidos para as discussões na sala de aula. Nesse sentido, apontamos a necessidade de mais pesquisas que envolvam a temática do ensino dos gêneros orais públicos nas escolas da rede pública e privada de ensino e na Universidade Federal de Rondônia – UNIR por ser uma das principais instituições formadoras de professores que atuarão nas escolas públicas e particulares.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa Mestrado Acadêmico em Letras da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, em Letras. Orientadora: Prof. Dr.ª Nair Ferreira Gurgel do Amaral Linha de pesquisa: Estudos descritivos e aplicados de Línguas e Linguagens.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1735
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação da Eliandra Gêneros textuais orais no Ensino Méd.pdfEliandra de Oliveira Belforte1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.