Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1739
Título: Estimativas de mortalidade infantil, aplicando o estimador Bayesiano empírico, nas causas neonatais de pós-neonatal, para o estado de Rondônia
Autores: Reis, Erica da Silva
Palavras-chave: Mortalidade Infantil
Estimador Bayesiano Empírico
Testes de aderência
Data de publicação: 28-Jul-2017
Citação: Reis, Erica. Estimativas de mortalidade infantil, aplicando o estimador Bayesiano empírico, nas causas neonatais de pós-neonatal, para o estado de Rondônia 2010. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Estatística)– Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: A proposta do presente trabalho foi de elaborar correções atualizadas para os óbitos infantis no Estado de Rondônia, a partir das Microrregiões agregando por mesorregião no período de 2001 a 2010. A metodologia utilizada foi o Estimador Bayesiano empírico, onde foi possível proporcionar uma suavização nos dados de óbitos dessas Regiões do Estado. Utilizou-se também, o método. Para o manuseio dos dados utilizou-se planilhas em Excel 2013. As informações foram extraídas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações sobre nascidos vivos (SINASC), gerenciados no DATASUS / MS. Foi coletado dados de óbitos por ocorrências de crianças menores de um ano de idade (entre 0 e 364 dias) que corresponde ao período neonatal e pós neonatal, por causas de morte do CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) e também, os dados referentes aos nascidos vivos. As análises dos resultados referente as proporções de causas mal definidas, nota-se que houve melhorias, pois teve um declínio com relação aos óbitos infantil mal declarados em todo Estado de Rondônia. Através das correções ou suavização do estimador bayesiano, mostrou resultados satisfatórios em ambas mesorregiões com destaque para a Leste Rondoniense. O grau de cobertura nas mesorregiões foi satisfatório em ambas mesorregiões o que mostra similaridade entre elas, de tal modo não apresentando, um elevado número de sub-registro. Em síntese, os resultados encontrados indicam ocorrências de mudanças no padrão de causas de mortalidade infantil no Estado de Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1739
Aparece nas coleções:DME/JP Trabalhos de Conclusão do Curso de Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica da Silva Reis.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Erica da Silva Reis757,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA Erica.pdfATA de Sessão de apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.