Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1759
Título: Marketing de relacionamento: uma estratégia competitiva para empresas no setor farmacêutico
Autor(es): Cezar, Creuzimar Moreira
Palavras-chave: Marketing
Marketing de relacionamento
Estratégia competitiva
Data do documento: 1-Jul-2017
Citação: CEZAR, Creuzimar Moreira. Marketing de relacionamento: uma estratégia competitiva para empresas no setor farmacêutico. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: As estratégias são percursos hábeis para fortalecimento e permanência das empresas no mercado. Dentre uma gama de possibilidades o marketing de relacionamento representa uma estratégia de grande eficácia, uma vez que este tende a desenvolver uma relação superior à simples compra e venda entre cliente e empresa. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o marketing de relacionamento pode contribuir como estratégia competitiva para as empresas do setor farmacêutico no município de Cacoal-RO. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que utilizou pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como método o dedutivo. Como técnica de pesquisa, foi adotada a entrevista com roteiro semiestruturado aplicada aos gestores das empresas do setor farmacêutico, localizadas entre as Avenidas 2 de Junho e 7 de Setembro no município de Cacoal-RO. A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2017. Com base na pesquisa realizada junto aos gestores das empresas do setor farmacêutico, notou-se que as empresas, mesmo sentindo impacto nas vendas, não estão voltadas ao fato de retenção dos seus clientes, acreditando apenas no potencial dos produtos que vendem. Contudo, pode-se analisar que as empresas do setor farmacêutico do município em foco, encontram-se insipientes no condizente a estratégias para fidelização de clientes, não fazendo ainda uso do marketing de relacionamento para conduzir esse processo de retenção e fidelização de clientes. Neste sentido, foi possível verificar que o marketing de relacionamento não está sendo utilizado pelas empresas do setor farmacêutico do município para obter vantagem competitiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1759
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CREUZIMAR MOREIRA CEZAR.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador