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dc.contributor.authorCezar, Creuzimar Moreira-
dc.date.accessioned2017-08-02T20:19:18Z-
dc.date.available2017-08-02T20:19:18Z-
dc.date.issued2017-07-01-
dc.identifier.citationCEZAR, Creuzimar Moreira. Marketing de relacionamento: uma estratégia competitiva para empresas no setor farmacêutico. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1759-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Andréia Duarte Aleixopt_BR
dc.description.abstractAs estratégias são percursos hábeis para fortalecimento e permanência das empresas no mercado. Dentre uma gama de possibilidades o marketing de relacionamento representa uma estratégia de grande eficácia, uma vez que este tende a desenvolver uma relação superior à simples compra e venda entre cliente e empresa. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o marketing de relacionamento pode contribuir como estratégia competitiva para as empresas do setor farmacêutico no município de Cacoal-RO. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que utilizou pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, tendo como método o dedutivo. Como técnica de pesquisa, foi adotada a entrevista com roteiro semiestruturado aplicada aos gestores das empresas do setor farmacêutico, localizadas entre as Avenidas 2 de Junho e 7 de Setembro no município de Cacoal-RO. A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2017. Com base na pesquisa realizada junto aos gestores das empresas do setor farmacêutico, notou-se que as empresas, mesmo sentindo impacto nas vendas, não estão voltadas ao fato de retenção dos seus clientes, acreditando apenas no potencial dos produtos que vendem. Contudo, pode-se analisar que as empresas do setor farmacêutico do município em foco, encontram-se insipientes no condizente a estratégias para fidelização de clientes, não fazendo ainda uso do marketing de relacionamento para conduzir esse processo de retenção e fidelização de clientes. Neste sentido, foi possível verificar que o marketing de relacionamento não está sendo utilizado pelas empresas do setor farmacêutico do município para obter vantagem competitiva.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-02T20:19:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - CREUZIMAR MOREIRA CEZAR.pdf: 1264001 bytes, checksum: cc6147a7e9aea94daf6307cbab111d79 (MD5) Previous issue date: 2017-07-01en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.titleMarketing de relacionamento: uma estratégia competitiva para empresas no setor farmacêuticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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