Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1767
Título: Sustentabilidade empresarial como estratégia competitiva: análise de empresas brasileiras classificadas como mais sustentáveis em 2016
Autor(es): Silva, Danielly Rodrigues
Palavras-chave: Praticas sustentáveis
Empresas brasileiras
Estratégia competitiva
Sustentabilidade
Data do documento: 1-Jul-2017
Citação: SILVA, Danielly Rodrigues. Sustentabilidade empresarial como estratégia competitiva: análise de empresas brasileiras classificadas como mais sustentáveis em 2016. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Práticas sustentáveis possibilitam garantir existência e usufruto dos recursos naturais para as próximas gerações. Neste sentido, surgiu o interesse de estudar tais práticas adotadas pelas empresas brasileiras mais sustentáveis seguido do guia Exame de sustentabilidade em 2016, optando-se pelas empresas do setor de cosméticos, a Natura por ser destaque no ranking de duas revistas internacional e nacional, assim como também a Avon e Boticário por serem suas devidas concorrentes no setor de cosméticos. Tendo como objetivo descrever as práticas de sustentabilidade implementadas pelas empresas brasileiras classificadas como as mais sustentáveis do ano de 2016. Para tanto os procedimentos lógicos foram bibliográfica e documental com base na análise dos resultados originários do Guia Exame de sustentabilidade da revista Exame, formando-se também uma pesquisa aplicada de método dedutivo e abordagem qualitativa, com leitura e análise de dados das empresas classificadas no ranking da Revista exame em 2016, sendo também de caráter exploratória e descritiva ao classificar, descrever e comparar as práticas sustentáveis das empresas. Os dados obtidos foram registrados, analisados e apresentados por meio de figuras. As atitudes percebidas consistem em conscientização e delimitação dos passos de práticas e atitudes sustentáveis, havendo grande trajetória ainda a percorrem, vez que nem todas as empresas no geral enxergam ou tem consciência da importância dessas ações, ou muitas vezes se propõem a respeitar as leis e regras ambientais, não se atentando ao fato da limitação do meio ambiente. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que as contínuas ações sustentáveis desenvolvidas pelas empresas Natura, Avon e Grupo Boticário são importantes e tais atitudes contribuem para a renovação, preservação e conservação dos recursos naturais, o que deve servir de reflexão e alerta não só para as demais empresas como para toda a sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1767
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIELLY RODRIGUES DA SILVA.pdf873,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador