Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1770
Título: O impacto das tarifas bancárias para os clientes das instituições financeiras de cooperativas de crédito e bancos comerciais de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Quadros, Jociléia
Palavras-chave: Tarifas bancárias
Cooperativas de crédito
Bancos comerciais
Data do documento: 1-Jul-2017
Citação: QUADROS, Jociléia. O impacto das tarifas bancárias para os clientes das instituições financeiras de cooperativas de crédito e bancos comerciais de Rolim de Moura - RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: As tarifas são objeto de receita das instituições financeiras, são cobradas no pacote de serviços dos bancos e algumas cooperativas de crédito cujo objetivo é arcar com despesas com pessoal, melhorias estruturais, tributos e lucro. Apesar do valor das tarifas serem acertados pelas instituições financeiras, existem normas que regulamentam sua cobrança. A pesquisa objetivou analisar o impacto das tarifas bancárias cobradas dos clientes pessoa física, pelas cooperativas de crédito e bancos comerciais do município de Rolim de Moura – RO no período de 2008 a 2017. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com método dedutivo e comparativo, adotando procedimentos bibliográficos. A pesquisa realizada junto aos Bancos e Cooperativas de Rolim de Moura- RO, as informações foram colhidas no dia 23 de junho de 2017, mediante conversa com funcionários e representantes das referidas instituições. Considerando aspectos como a classe social, pode-se dizer que o pagamento de tantas tarifas é capaz de causar dano no bolso de um correntista, principalmente se este for assalariado. Devido à inflação, o aumento do salário mínimo não consegue acompanhar a alta dos preços dos produtos e serviços, e a cobrança das tarifas torna-se ônus a mais que os correntistas têm de desembolsar. Baseando-se na simulação realizada no trabalho, percebe-se que dependendo da quantia depositada em conta corrente, pode-se supor que os valores cobrados pelas tarifas se equivaleriam a parcela de um bem ou o supermercado de uma família de classe baixa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Maria Bernadete Junkes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1770
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOCILÉIA QUADROS.pdf890,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador