Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1771
Título: Análise do ponto de equilíbrio do mix em empresa prestadora de serviço de guincho e munck, no município de Cacoal (RO)
Autor(es): Larson, Ilda Maria da Silva
Palavras-chave: Prestação de serviço
Ponto de equilíbrio
Mecanismo operacional
Data do documento: 1-Jul-2017
Citação: LARSON, Ilda Maria da Silva. Análise do ponto de equilíbrio do mix em empresa prestadora de serviço de guincho e munck, no município de Cacoal (RO). 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em maio de 2017, em uma empresa prestadora de serviços de guincho e munck, localizada no município Cacoal (RO). Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, porque a intenção foi avaliar uma situação concreta realizando um estudo dos custos em profundidade na prestação de serviços de guincho e munck, pois teve como objetivo demonstrar como a análise os custos dos serviços prestados para contribuir para tomada de decisão em empresa de pequeno porte, e conhecer quais os serviços prestados que oferecem maior lucratividade para a empresa. Foi necessário conhecer o mix de produtos, classificarem os gastos com cada prestação de serviço ofertado, calcular o ponto de equilíbrio do mix. O cálculo do PE mix evidenciou que a empresa está trabalhando acima do seu ponto de equilíbrio, que foi obtido para os respectivos serviços. Sendo prestados 03 (três) serviços para o mecanismo operacional munck. 08 (oito) serviços para o mecanismo operacional reboque/guincho,veículo leve perímetro urbano; 03 (três) serviços para o mecanismo operacional reboque/guincho de máquinas pesadas no perímetro urbano; 01 (um) serviço para o mecanismo operacional reboque máquinas pesadas, fora do perímetro urbano com de média de 20km conforme exemplo 1: Riozinho; 05 (cinco) serviços para o mecanismo operacional reboque máquinas pesadas,fora do perímetro urbano com média de 50km conforme exemplo 2: LH Mato Grosso e de 02 (dois) serviços para o mecanismo operacional reboque máquinas pesadas,fora do perímetro urbano com média 120km conforme exemplo 3: Rolim de Moura. O resultado da pesquisa conforme simulação do cálculo do PE mix em unidade revelou que caso a empresa em estudo decida trabalhar apenas com veículos leves será necessário que preste 40 serviços já que o PE obtido foi de aproximadamente 67(sessenta e sete),serviços. Dessa maneira, a margem de contribuição seria menor que o total dos gastos fixos, aumentando o PE e diminuindo muito a margem de contribuição total para a empresa, esta simulação demonstra não ser vantajosa para a empresa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Liliane Nery Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1771
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ILDA MARIA DA SILVA LARSON.pdf368,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador