Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1785
Title: O adolescente com autismo e escolarização: em busca daquele que não se vê
Authors: Guedes, Nelzira Prestes da Silva
Keywords: Autismo
Adolescência
Educação especial
Inclusão
Psicologia Histórico - Cultural
Issue Date: 2014
Citation: GUEDES, N. P. da S. O adolescente com autismo e escolarização: em busca daquele que não se vê. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de escolarização do adolescente com autismo. Trata - se de um estudo de caso feito em uma cidade do estado de Rondônia, no qual foram acompanhados dois adolescentes, Thales e Bruno, um de uma escola regular e o outro de uma escola especial. Vivenciamos os cotidianos escolares juntos a eles e aos demais atores participantes do processo educativo e analisamos como são construídas as relações na atividade pedagógica, tendo como cerne a perspectiva da Psicologia Histórico - Cultural. Nesta perspectiva, consideramos seus pressupostos de desenvolvimento humano, adolescência, deficiência, educação e aprendizagem. Além das vivências por meio da observação participante, analisamos os documentos escolares dos alunos e entrevistamos suas mães e suas professoras, na pretensão de nos aprofundarmos em suas realidades escolares. Desta forma, as experiências junto a Thales e Bruno proporcionou que identificássemos as metodologias de ensino e os modos pelos quais a escola tem promovido o desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Verificamos que as práticas pedagógicas de ambas as escolas têm sido mediadas pela condição de autismo dos alunos, uma vez que as atividades são elaboradas a partir de uma pedagogia terapêutica, com vistas a atividades mecânicas, repetitivas e descontextualizadas as quais são baseadas em posturas que infantilizam os alunos ao invés de considerarem seu desenvolvimento. Na escola regular, as práticas não promovem a interação de Thales com os colegas de turma e, ainda, não há uma sistematização dos conteúdos e oportunidade de uma parceria mais efetiva entre a professora da sala comum e as professoras da sala de recursos. A escola especial em que Bruno estuda, trabalha com base no método TEACCH por meio de atividades de repetição, sem que haja, também, a promoção da interação entre os pares. Verificou-se que ambos os alunos têm sido negligenciados por um processo educativo que, contraditoriamente, exclui quando deve incluir. Este tipo de prática é propício para manter o status quo da sociedade capitalista, cujo discurso contraditório de inclusão é perceptível nas políticas educacionais e se reflete tanto na estruturação e no funcionamento das escolar quanto na formação de seus professores. Desta forma, a escola tem atuado como mantenedora das desigualdades sociais da sociedade capitalista, perdendo o seu primordial papel de transmissão do saber cultural da humanidade de forma sistematizada. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, o auno com deficiência pode aprender e se desenvolver desde que as relações com ele estabelecidas não tenham o foco na sua condição de deficiência, mas em práticas pedagógicas que promovam suas potencialidades e formas de compensação. Deste modo, a escola pode proporcionar aos adolescentes com autismo saltos qualitativos em seu desenvolvimento, superando as concepções estigmatizantes e impulsionando-o ao processo de humanização.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª Dra. Iracema Neno Cecílio Tada.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1785
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O adolescente com autismo e escolarização - em busca daquele que não se vê.pdfNelzira Prestes da Silva Guedes2,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.