Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1829
Título: Efeito da exposição aguda e crônica a amônia sobre larvas de diferentes estádios de Anopheles darlingi (Diptera: culicidae)
Autor(es): Dias, Alyne Cunha Alves
Palavras-chave: Nitrogênio amoniacal
Criadouro poluído
Toxicologia
Toxicologia aquática
Data do documento: 2017
Citação: DIAS, Alyne Cunha Alves. Efeito da exposição aguda e crônica a amônia sobre larvas de diferentes estádios de Anopheles darlingi (Diptera: Culicidae). 2017. 67f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A malária é uma doença causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao ser humano por mosquitos do gênero Anopheles. Na América do Sul, o Anopheles darlingi é o principal vetor dessa doença. Esse inseto é holometábolo e seu ciclo biológico compreende as fases de ovo, quatro estádios larvais, pupa e adulto. Os estágios imaturos do An. darlingi tem preferência por lagos ou igarapés e esse habitat apresenta componentes físico-químicos que fornecem condições ao desenvolvimento larval. Os componentes químicos incluem diversas substâncias nitrogenadas, que podem ser encontradas na forma de nitrogênio amoniacal. A amônia se difunde facilmente na água, e em elevadas concentrações é altamente tóxica para grande parte da biota aquática. Apesar disso, algumas espécies de mosquitos têm se adaptado a criadouros poluídos. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o efeito da exposição crônica e aguda de amônia sobre diferentes parâmetros biológicos de An. darlingi. Para avaliar as concentrações letais e o efeito crônico e agudo nos estádios L1 e L3 foram realizados bioensaios com dez concentrações de amônia (0 - 1000 ppm). Em cada bioensaio foram utilizadas 25 larvas em estádio L1 e L3. Para cada concentração os testes foram realizados em quadruplicata sendo os mesmos repetidos quatro vezes com larvas L1 e cinco com L3. Na exposição crônica a amônia era adicionada diariamente as bacias onde as larvas eram criadas. Diariamente os parâmetros biológicos de interesse foram observados. Posteriormente os dados foram analisados utilizando modelos de regressão lineares generalizados de efeito misto e análise de Probit. A análise da concentração letal foi realizada por Probit no programa Minitab 14 (MINITAB Inc.). Para análise dos efeitos agudo e crônico foram realizadas no software estatístico livre R. As concentrações letais para larvas L1 foram menores que as concentrações letais para larvas L3. De forma geral, o aumento da concentração de amônia causou aumento da mortalidade larval, sendo ainda maior para as larvas expostas cronicamente a amônia e no estádio L1 O tempo de desenvolvimento larval em L1 e L3 foi maior no tratamento crônico e diminuiu com o aumento das concentrações de amônia. Obteve-se menor número de pupas e adultos nos experimentos com larvas L1, e a medida que a concentração de amônia aumenta a número de pupas e adultos diminui. Adultos provenientes de larvas expostas à amônia no estádio L1 tiveram maior longevidade, mas não houve associação entre a concentração de amônia e a longevidade dos adultos. Assim, conclui-se que Anopheles darlingi tolera concentrações de amônia próximas a mosquitos que habitam ambientes poluídos, sendo as concentrações letais maiores para o estádio larval tardio (L3). Apesar disso, vários parâmetros biológicos foram afetados negativamente com o aumento da concentração de amônia, sobretudo com a exposição crônica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre de Almeida e Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1829
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Alyne_Dias_final.pdfAlyne Cunha Alves Dias2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.