Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1830
Title: Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO/ Campus Cacoal
Authors: Couti, Suzana Carolina da Silveira
Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos
Keywords: Formação Continuada de Professores
Educação profissional
Pesquisa-ação
Issue Date: 2017
Citation: COUTI, Suzana Carona da Silveira. Saberes e práticas pedagógicas na formação continuada de professores da Educação Profissional: vozes que ecoam e mobilizam ações no IFRO. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas dos docentes do IFRO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e os saberes aplicados à docência na Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, ao longo do desenvolvimento da pesquisa buscou-se atingir uma tripla finalidade: identificar os perfis profissionais dos docentes não licenciados no que diz respeito à prática pedagógica; proporcionar momentos de estudo e reflexão relevantes ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao ato de ensinar; e, construir coletivamente um plano interno de formação continuada visando subsidiar a política de formação no IFRO. Com esse propósito realizou-se uma pesquisa-ação com foco em uma proposta de intervenção na realidade profissional, desenvolvida no IFRO – Campus Cacoal que tem como temática a formação continuada de professores. A pesquisa foi desenvolvida sob uma orientação metódica, calcada na metodologia de pesquisa-ação em educação e sob uma orientação filosófica baseada na terapia desconstrutiva proposta pelo filósofo Ludwig Wittgenstein e nos estudos e pesquisas de Antonio Miguel utilizando-se de jogos narrativos de linguagem. O aporte teórico se baseou principalmente nos estudos sobre formação de professores. O corpus da pesquisa foi composto pelas falas produzidas por professores não licenciados, participantes da pesquisa, no decorrer das ações que viabilizaram a produção de um novo jogo narrativo de linguagem no qual praticou-se não apenas uma interdiscursividade entre essas narrativas, bem como entre elas e outros jogos de linguagem, produzidos em diferentes leituras. Assim, as vozes dos professores emergidas durante a pesquisa mobilizaram as ações que a compuseram, bem como o seu relatório. Dessas ações, destaca-se a construção coletiva de um plano de formação continuada que será protocolado no Departamento de Apoio ao Ensino do campus pesquisado, a fim de ser institucionalizado e tão logo executado.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Orientadora: Prof.ª Dra. Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1830
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação _Suzana Couti.pdfSuzana Caroline da Silveira Couti2,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.