Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
Título: A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania
Autor(es): Ferreira, Carlos Roberto Wensing
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Inclusão
Cidadania
Data do documento: 2017
Citação: FERREIRA, C. R. W. A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: O tema dessa dissertação relaciona-se desenvolvimento da leitura literária enquanto fator de inclusão na escola, tendo como propósito avaliar se arte literária contribui para a formação social do aluno para o exercício da cidadania. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de campo, que contou com a participação de 193 alunos do sexto ao oitavo ano e 02 professores de língua portuguesa. A pesquisa envolveu o levantamento quantitativo de dados e análise dos resultados. No decorrer da análise dos dados, a pesquisa mostrou que o uso da leitura literária na escola revelou que os alunos leem, contudo, não utilizam com frequência a biblioteca, inclusive alguns relataram que nunca a frequentaram, preferem ler dentro da sala de aula, não possuem o hábito de levarem livros para casa. Outra revelação interessante é o fato de preferirem as obras denominadas best-sellers, e não canônicas. Assim, constata-se a ausência de leitura de obras brasileiras clássicas. Percebeu -se que a jornada de trabalho docente, em muitos casos, não permite ao mesmo criar situações favoráveis ao gosto pela leitura. Os resultados apresentados mostraram a preferência pelas literaturas de massa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdfCarlos Roberto Wensing Ferreira1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.