Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Carlos Roberto Wensing-
dc.date.accessioned2017-10-25T20:27:29Z-
dc.date.available2017-10-25T20:27:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERREIRA, C. R. W. A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio.pt_BR
dc.description.abstractO tema dessa dissertação relaciona-se desenvolvimento da leitura literária enquanto fator de inclusão na escola, tendo como propósito avaliar se arte literária contribui para a formação social do aluno para o exercício da cidadania. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de campo, que contou com a participação de 193 alunos do sexto ao oitavo ano e 02 professores de língua portuguesa. A pesquisa envolveu o levantamento quantitativo de dados e análise dos resultados. No decorrer da análise dos dados, a pesquisa mostrou que o uso da leitura literária na escola revelou que os alunos leem, contudo, não utilizam com frequência a biblioteca, inclusive alguns relataram que nunca a frequentaram, preferem ler dentro da sala de aula, não possuem o hábito de levarem livros para casa. Outra revelação interessante é o fato de preferirem as obras denominadas best-sellers, e não canônicas. Assim, constata-se a ausência de leitura de obras brasileiras clássicas. Percebeu -se que a jornada de trabalho docente, em muitos casos, não permite ao mesmo criar situações favoráveis ao gosto pela leitura. Os resultados apresentados mostraram a preferência pelas literaturas de massa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-10-25T20:25:04Z No. of bitstreams: 1 A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdf: 1183637 bytes, checksum: 191586731b8543e2cf37659f5ddc3d8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-10-25T20:25:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdf: 1183637 bytes, checksum: 191586731b8543e2cf37659f5ddc3d8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-10-25T20:27:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdf: 1183637 bytes, checksum: 191586731b8543e2cf37659f5ddc3d8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-25T20:27:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdf: 1183637 bytes, checksum: 191586731b8543e2cf37659f5ddc3d8f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadaniapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdfCarlos Roberto Wensing Ferreira1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.