Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1839
Título: Tecnologias da informação e comunicação no contexto de formação inicial de professores no curso de licenciatura em ciências biológicas do IFAM
Autor(es): Freitas, Aline Zorzi Schultheis de
Pretto, Nelson de Luca
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação
Licenciatura em Ciências Biológicas
Perspectiva Emancipatória
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Aline Zorzi Schultheis de. Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto de Formação Inicial de Professores no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM. Porto Velho/RO. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - UNIR, Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar como as TIC estão contextualizadas no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e se a formação oferecida atualmente tem contribuído para a utilização dessas tecnologias como elementos estruturantes para transformações na educação. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi propor, a partir da realidade investigada e das contribuições dos docentes e acadêmicos, um plano de ação cooperativo, a fim de fortalecer a formação inicial de professores de ciências biológicas para o uso das TIC em uma perspectiva emancipatória. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, na qual se utilizou como procedimentos de coleta de dados: análise documental, grupo de estudos cooperativo, entrevistas, questionário e memória individual. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa apontam que, atualmente, as tecnologias digitais apresentam-se no currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas apenas como instrumentos e, na maioria das vezes, associadas às práticas de aulas expositivas. A pesquisa também apontou que os professores formadores do referido Curso usam as TIC em suas aulas, mas poucos têm utilizando-as em perspectiva emancipatória. Assim, as atividades realizadas com o grupo de estudos cooperativo, criado durante a pesquisa, demonstram ações que poderiam ser implementadas de forma cooperativa, visando ao aprimoramento e inovação do processo de formação dos acadêmicos, o que resultou na construção de um Plano de Ação composto de três aspectos essenciais: a formação continuada dos professores formadores, o currículo e a infraestrutura que, se implementados efetiva e cooperativamente, podem contribuir de forma substantiva para fortalecer a formação inicial de professores de ciências biológicas para o uso das TIC em uma perspectiva emancipatória.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1839
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Aline Schultheis.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.