Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1850
Título: Uma análise dos métodos de cubagem de madeira na Amazônia
Autor(es): Costa, Natanael Camilo da
Palavras-chave: Geometria Espacial
Método de cubagem
Processo de Fabricação de Tábuas
Data do documento: 2016
Citação: Costa, Natanael. Uma análise dos métodos de cubagem de madeira na Amazônia. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: A Geometria Espacial é um dos conteúdos matemáticos presente e aplicado no dia a dia, até poucos anos atrás, Rondônia era um estado madeireiro e num artigo da RPM (Revista do Professor de Matemática) Com isso, surgiu a ideia de pesquisar sobre uma das aplicações da Geometria Especial, que é a cubagem de madeiras, comparando os vários métodos usados na nossa região. Os donos de serrarias usam conceitos da Geometria Espacial apara comprar e até mesmo para calcular lucros com a venda da madeira. Para isso foi realizado uma pesquisa no município de Rolim de Moura a fim de conhecer um pouco da rotina e da matemática relacionada ao trabalho de compra e venda de madeira, assim como os diferentes métodos de cubagens. Na pesquisa, foi usado o método de investigação qualitativo-descritiva, e participaram dois madeireiros e o instrumento utilizado foi uma entrevista para a coleta dos dados. Constatou-se com o estudo que os madeireiros não demonstram dispor de muitos conhecimentos formais ensinados na escola, mas que com a prática de muitos anos de experiências aprenderam métodos essenciais para a execução de seus trabalhos. Por vez mostrou que os conteúdos matemáticos desenvolvidos por eles são aqueles conteúdos básicos, e que não usam muitas fórmulas, a não ser o método geométrico. Esse é praticamente o único método utilizado pelos dois madeireiros para a compra e cubagem das toras, e que as mesmas são cubadas ainda no local de extração. Outro fator interessante é o fato de que alguns vendedores de madeira usam métodos, tais como cortando o pedaço mais fino da tora, para que ela “aumente” seu volume no cálculo. De acordo com a pesquisa os métodos de cubagem, são usados conforme as características da tora de cada localidade ou cada tipo de espécie madeireira em manejo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Avaliadora do Departamento de Matemática e Estatística - DME, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciatura em Matemática sob a orientação do Prof. Ms. Fernando Luiz Cardoso.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1850
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Trabalho_Natanael.docxTrabalho de Conclusão de Curso Natanael Camilo da Costa4,28 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.