Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1851
Título: O livro didático do campo: concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as contextualizações e/de conteúdos matemáticos
Autor(es): Dias, Nilcéia Hellen Lacerda
Palavras-chave: Matemática.
Educação do campo
Livros didáticos
Data do documento: 2016
Citação: Dias, Nilceia Hellen Lacerda. O livro didático do campo: concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as contextualizações e/de conteúdos matemáticos. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.
Resumo: Este trabalho se constitui como complemento da pesquisa “A contextualização de conteúdos nos Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio sob o olhar da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica”, desenvolvida por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/2012-2015. Neste Trabalho de Conclusão de Curso investigou-se as concepções de professores que trabalham em escolas do Campo, em específico duas, sendo elas: E.M.E.I.E.F. Manoel Santos, em Ouro Preto do Oeste/RO e E.M.E.I.E.F. Tarsila do Amaral, em Teixeirópolis/RO. A pesquisa de campo propôs primeiramente um questionário a fim de conhecer os profissionais que atuavam nessas escolas. Foram oito professores participantes dessa primeira fase, e com base nas respostas ao questionário, alguns foram selecionados para uma entrevista, conseguindo realiza-la com dois professores, um de cada escola. Tendo em vista os dados obtidos na pesquisa de campo, apenas um professor entrevistado forneceu dados expressivos a fim de responder a questão norteadora da investigação, portanto, ele se caracteriza como sujeito principal da pesquisa, porém, a análise vai dialogar com o máximo de informações obtidas, por vezes abrangendo as falas dos outros professores. Tal análise teve como base o referencial teórico da Educação do Campo e da Etnomatemática. Atribuiu-se o nome fictício, Pedro, para o sujeito da pesquisa, na escola do campo ele trabalha com o 4º ano do Ensino Fundamental e adotou a Coleção Girassol do PNLD Campo 2016-2018. Para melhor compreensão, a análise será desenvolvida em quatro categorias. A primeira mostra a caracterização dos sujeitos; a segunda reflete sobre a visão que os professores tem do Livro Didático dito para o Campo; a terceira fala sobre o Conteúdo Matemático no Livro Didático do Campo e a quarta categoria cita a Contextualização no Livro Didático do Campo. Ao analisar a concepção do professor verificou-se que ele tem uma opinião negativa acerca do Livro Didático específico para o Campo. O professor alegou adotar o material, mas destaca que o livro por ser multidisciplinar, tem conteúdo reduzido, tendo que buscar em outras fontes. Além disso, ao se comentar sobre contextualização da vida no campo, Pedro alega que a realidade dos seus alunos não é refletida neste livro, pois as atividades estão mais voltadas para a agricultura familiar, e na sua região predomina-se a pecuária leiteira. Deste modo, o Livro Didático destinado à Educação do Campo, segundo os professores pesquisados, tem muito a melhorar, a fim de buscar o diálogo com os alunos da região que está destinado, só assim será possível estabelecer uma educação mais significativa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística - DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como exigência para obtenção do título de Licenciada em Matemática, orientada pelo professor Me. Enoque da Silva Reis.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1851
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-N.H.L.DIAS (Versão Final - Para Biblioteca).pdfTrabalho de Conclusão de Nilcéia Hellen Lacerda Dias516,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha catalográfica - Nilcéia Matemática Enoque.pdfFicha Catalográfica de Nilcéia Hellen Lacerda Dias31,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.