Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Nilcéia Hellen Lacerda-
dc.date.accessioned2017-11-01T19:21:44Z-
dc.date.available2017-11-01T19:21:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDias, Nilceia Hellen Lacerda. O livro didático do campo: concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as contextualizações e/de conteúdos matemáticos. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1851-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística - DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná, como exigência para obtenção do título de Licenciada em Matemática, orientada pelo professor Me. Enoque da Silva Reis.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se constitui como complemento da pesquisa “A contextualização de conteúdos nos Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio sob o olhar da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica”, desenvolvida por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/2012-2015. Neste Trabalho de Conclusão de Curso investigou-se as concepções de professores que trabalham em escolas do Campo, em específico duas, sendo elas: E.M.E.I.E.F. Manoel Santos, em Ouro Preto do Oeste/RO e E.M.E.I.E.F. Tarsila do Amaral, em Teixeirópolis/RO. A pesquisa de campo propôs primeiramente um questionário a fim de conhecer os profissionais que atuavam nessas escolas. Foram oito professores participantes dessa primeira fase, e com base nas respostas ao questionário, alguns foram selecionados para uma entrevista, conseguindo realiza-la com dois professores, um de cada escola. Tendo em vista os dados obtidos na pesquisa de campo, apenas um professor entrevistado forneceu dados expressivos a fim de responder a questão norteadora da investigação, portanto, ele se caracteriza como sujeito principal da pesquisa, porém, a análise vai dialogar com o máximo de informações obtidas, por vezes abrangendo as falas dos outros professores. Tal análise teve como base o referencial teórico da Educação do Campo e da Etnomatemática. Atribuiu-se o nome fictício, Pedro, para o sujeito da pesquisa, na escola do campo ele trabalha com o 4º ano do Ensino Fundamental e adotou a Coleção Girassol do PNLD Campo 2016-2018. Para melhor compreensão, a análise será desenvolvida em quatro categorias. A primeira mostra a caracterização dos sujeitos; a segunda reflete sobre a visão que os professores tem do Livro Didático dito para o Campo; a terceira fala sobre o Conteúdo Matemático no Livro Didático do Campo e a quarta categoria cita a Contextualização no Livro Didático do Campo. Ao analisar a concepção do professor verificou-se que ele tem uma opinião negativa acerca do Livro Didático específico para o Campo. O professor alegou adotar o material, mas destaca que o livro por ser multidisciplinar, tem conteúdo reduzido, tendo que buscar em outras fontes. Além disso, ao se comentar sobre contextualização da vida no campo, Pedro alega que a realidade dos seus alunos não é refletida neste livro, pois as atividades estão mais voltadas para a agricultura familiar, e na sua região predomina-se a pecuária leiteira. Deste modo, o Livro Didático destinado à Educação do Campo, segundo os professores pesquisados, tem muito a melhorar, a fim de buscar o diálogo com os alunos da região que está destinado, só assim será possível estabelecer uma educação mais significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T18:27:05Z No. of bitstreams: 2 TCC-N.H.L.DIAS (Versão Final - Para Biblioteca).pdf: 529065 bytes, checksum: bbdfb6fab44ad08ffcf0238efd99069e (MD5) Ficha catalográfica - Nilcéia Matemática Enoque.pdf: 32678 bytes, checksum: d330836c74ede191a02f1969c5136d69 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T19:18:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC-N.H.L.DIAS (Versão Final - Para Biblioteca).pdf: 529065 bytes, checksum: bbdfb6fab44ad08ffcf0238efd99069e (MD5) Ficha catalográfica - Nilcéia Matemática Enoque.pdf: 32678 bytes, checksum: d330836c74ede191a02f1969c5136d69 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T19:21:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC-N.H.L.DIAS (Versão Final - Para Biblioteca).pdf: 529065 bytes, checksum: bbdfb6fab44ad08ffcf0238efd99069e (MD5) Ficha catalográfica - Nilcéia Matemática Enoque.pdf: 32678 bytes, checksum: d330836c74ede191a02f1969c5136d69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T19:21:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC-N.H.L.DIAS (Versão Final - Para Biblioteca).pdf: 529065 bytes, checksum: bbdfb6fab44ad08ffcf0238efd99069e (MD5) Ficha catalográfica - Nilcéia Matemática Enoque.pdf: 32678 bytes, checksum: d330836c74ede191a02f1969c5136d69 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática.pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleO livro didático do campo: concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as contextualizações e/de conteúdos matemáticospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-N.H.L.DIAS (Versão Final - Para Biblioteca).pdfTrabalho de Conclusão de Nilcéia Hellen Lacerda Dias516,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ficha catalográfica - Nilcéia Matemática Enoque.pdfFicha Catalográfica de Nilcéia Hellen Lacerda Dias31,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.