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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Gília Augusta da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-01T19:44:33Z | - |
dc.date.available | 2017-11-01T19:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Fernandes, Gília Augusta da Silvai. O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila da Silva Araujo Bandeira | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo nas concepções de pais, professores e cuidador escolar. Tendo em vista atingir tal objetivo, optamos por desenvolver uma pesquisa exploratória na abordagem qualitativa, já que investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes com autismo na concepção de pais, professores de Matemática e cuidador envolvem aspectos subjetivos não quantificáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas que foram realizadas com uma mãe, uma professora pedagoga e um cuidador de um aluno autista. A investigação aconteceu em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Ji-Paraná/RO. Os sujeitos que foram escolhidos para a pesquisa, estão direta ou indiretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de qualquer estudante, e se falando de alunos autistas, esses estudantes pela natureza do seu transtorno tem quase sempre os pais e cuidador em contato e/ou presentes no ambiente da escola. Ficou notório nesta pesquisa que existem poucos estudos na área e que no município de Ji-Paraná ainda não tem professores de Matemática trabalhando com alunos autistas. Percebe-se mediante as entrevistas, que os anseios dos sujeitos desta investigação, são basicamente os mesmos, pois estes desejam que a educação não só inclusiva como também num contexto geral, tenha nos próximos anos uma melhora significativa, em questão de estrutura física, pedagógica como curricular. E esperam também, que seja investido em capacitação para os profissionais de ensino, pois somente assim, mediante capacitação/informação será possível promover uma educação inclusiva, ou seja, uma educação de qualidade para todos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T19:44:33Z No. of bitstreams: 1 TCC Final Gilia.pdf: 836681 bytes, checksum: 18da627e2c9e82c93f2277a8fb3ad473 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-01T19:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Final Gilia.pdf: 836681 bytes, checksum: 18da627e2c9e82c93f2277a8fb3ad473 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Didática da Matemática | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Final Gilia.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso Gília Augusta da Silva Fernandes | 817,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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