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dc.contributor.authorFernandes, Gília Augusta da Silva-
dc.date.accessioned2017-11-01T19:44:33Z-
dc.date.available2017-11-01T19:44:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFernandes, Gília Augusta da Silvai. O processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/RO. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1854-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como pré-requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática tendo como orientadora a Profa. Dra. Marcia Rosa Uliana e como Co-Orientadora Nagila da Silva Araujo Bandeirapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo nas concepções de pais, professores e cuidador escolar. Tendo em vista atingir tal objetivo, optamos por desenvolver uma pesquisa exploratória na abordagem qualitativa, já que investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para estudantes com autismo na concepção de pais, professores de Matemática e cuidador envolvem aspectos subjetivos não quantificáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas que foram realizadas com uma mãe, uma professora pedagoga e um cuidador de um aluno autista. A investigação aconteceu em uma escola municipal de ensino fundamental localizada na cidade de Ji-Paraná/RO. Os sujeitos que foram escolhidos para a pesquisa, estão direta ou indiretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática de qualquer estudante, e se falando de alunos autistas, esses estudantes pela natureza do seu transtorno tem quase sempre os pais e cuidador em contato e/ou presentes no ambiente da escola. Ficou notório nesta pesquisa que existem poucos estudos na área e que no município de Ji-Paraná ainda não tem professores de Matemática trabalhando com alunos autistas. Percebe-se mediante as entrevistas, que os anseios dos sujeitos desta investigação, são basicamente os mesmos, pois estes desejam que a educação não só inclusiva como também num contexto geral, tenha nos próximos anos uma melhora significativa, em questão de estrutura física, pedagógica como curricular. E esperam também, que seja investido em capacitação para os profissionais de ensino, pois somente assim, mediante capacitação/informação será possível promover uma educação inclusiva, ou seja, uma educação de qualidade para todos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T19:44:33Z No. of bitstreams: 1 TCC Final Gilia.pdf: 836681 bytes, checksum: 18da627e2c9e82c93f2277a8fb3ad473 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T19:44:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Final Gilia.pdf: 836681 bytes, checksum: 18da627e2c9e82c93f2277a8fb3ad473 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDidática da Matemáticapt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem da matemática para alunos com autismo: Uma análise na cidade de Ji-Paraná/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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