Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Anne Cristiny-
dc.date.accessioned2017-11-01T21:15:11Z-
dc.date.available2017-11-01T21:15:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBorges, Anne Cristiny. O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística – DME da UNIR, campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia, teve por objetivo investigar como o software SuperLogo enquanto metodologia de ensino, contribuiu na aprendizagem de alunos em alguns tópicos de Geometria Plana, por meio de oficinas ministradas na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mediante a testes aplicados anteriormente e posteriormente as oficinas. Metodologicamente foi elaborado de acordo com a abordagem qualitativa tendo como sujeitos 12 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, que participaram das oficinas na UNIR juntamente com a professora responsável. A fundamentação teórica foi elaborada tendo como principais autores: BORBA E PENTEADO (2007); PAPERT (1986, 1997); MOTTA (2008), VALENTE (1993, 1997, 1998, 1999, 2005) e TAJRA (2008,2012), por tratarem em suas pesquisas sobre o uso das Tecnologias Educacionais voltadas a Educação. Para a análise e interpretação dos dados, utilizamos o método interpretativo das falas e ações/reações dos alunos mediante as oficinas, bem como seu desempenho nos testes aplicados. Dentre os principais resultados obtidos, verificamos que estes, tinham muito afinidade com o computador, o que já apresentou deste modo, entusiasmo em estudarem a disciplina por seu intermédio e que, o software SuperLogo, chamou a atenção dos estudantes pela sua interface gráfica. Percebeu-se ainda, que os alunos conseguiram responder melhor algumas questões pertinentes a Geometria Plana, após as aulas na UNIR. Esperamos que o resultado desta análise possa contribuir com pesquisas já realizadas voltadas para Tecnologias Educacionais e ainda gerar diálogos com pessoas que além de mim, acreditam que os usos de softwares educativos podem colaborar com o ensino-aprendizagem de Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T21:14:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_VERSÃOFINAL.pdf: 2641723 bytes, checksum: fc1a33da721e19406e640eef90ed0ce8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T21:14:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_VERSÃOFINAL.pdf: 2641723 bytes, checksum: fc1a33da721e19406e640eef90ed0ce8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2017-11-01T21:15:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_VERSÃOFINAL.pdf: 2641723 bytes, checksum: fc1a33da721e19406e640eef90ed0ce8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-01T21:15:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_VERSÃOFINAL.pdf: 2641723 bytes, checksum: fc1a33da721e19406e640eef90ed0ce8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleO uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VERSÃOFINAL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Anne Cristiny Borges2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.