Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFalcão, Maria Enilsa Januário-
dc.date.accessioned2017-11-09T14:11:54Z-
dc.date.available2017-11-09T14:11:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFALCÃO, M. E. J. A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof.ª Dra. Iracema Neno Cecilio Tada.pt_BR
dc.description.abstractA Sociologia é uma ciência que surge em meados do século XVIII e início do século XIX objetivando compreender as transformações sociais, políticas e econômicas da sociedade. No currículo escolar brasileiro é uma disciplina da Área Humana. A sua trajetória no currículo é permeada de idas e vindas de acordo as reformas educacionais instauradas em cada contexto social, político e econômico da história brasileira. Essa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de compreender o papel desempenhado pela disciplina de Sociologia para o processo de humanização dos estudantes, visto a partir da ótica de alunos de um município de Rondônia. Participaram dessa pesquisa oito estudantes do Ensino Médio e a coleta dos dados foi obtida a partir de cinco encontros com a realização de um grupo focal na escola. Os fundamentos da pesquisa basearam-se nos postulados teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que concebem a educação e as relações sociais como fatores preponderantes para o desenvolvimento humano. A partir de um viés crítico sobre a função social da escola e pautando-se no materialismo histórico e dialético, concebemos a importância da educação para o desenvolvimento das funções psicológicas e do pensamento humanizado. Dessa forma, as disciplinas das áreas humanas como a Sociologia, podem servir como suportes para reflexões sobre a sociedade contribuindo na formação da consciência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-09T13:48:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-09T14:11:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-09T14:11:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T14:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.