Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Andréia Paro do-
dc.date.accessioned2017-11-28T17:49:03Z-
dc.date.available2017-11-28T17:49:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Andréia Paro do. Conselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/RO. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1875-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa Conselho de Classe e Práticas Pedagógicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - IFRO Cacoal/RO, buscou compreender a dinâmica e estrutura do Conselho de Classe dos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFRO, na perspectiva de torná-lo um espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Para o desenvolvimento do estudo, fez-se necessário percorrer caminhos que nos permitissem intervenção na realidade pesquisada a partir da reflexão-ação-reflexão da temática estudada. Com isso, com abordagem qualitativa, trabalhamos com a pesquisa-ação, tem como propósito investigar, interpretar e intervir na realidade visando a sua melhoria. E para alcançar nossos objetivos, orientamo-nos na pesquisa-ação colaborativa, em que os colaboradores não só informam e pensam a realidade, mas também agem durante o processo de pesquisa. Utilizamos como fonte de dados a pesquisa bibliográfica, documental, diário de campo, e círculos reflexivos, momentos de discussões e intervenções com os colaboradores. As discussões realizadas possibilitaram a compreensão dessa instância como espaço de reflexão da prática pedagógica e não somente um espaço inquisitório das práticas avaliativas. Os resultados apontam que a instância conselho de classe é um espaço que permite a reflexão das práticas pedagógicas, mas ainda demanda estudos sobre sua real função pedagógica. Como principais produtos da intervenção aponta-se o Plano de Ação que foi elaborado juntamente com os colaboradores para que pudéssemos intervir na realidade pesquisada com ações pedagógicas a partir de problemáticas apontadas nos Conselhos de Classes. O Plano elaborado foi aceito e institucionalizado no Campus de Cacoal como Projeto de Ensino para que a equipe pedagógica pudesse dar continuidade. Concluímos que a referida pesquisa possibilitou diálogos interativos os quais possibilitaram crescimento profissional significativo, tanto dos participantes quanto da pesquisadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-28T17:40:32Z No. of bitstreams: 1 0 - Dissertação Final CD - 2 -29-09-17.pdf: 2757184 bytes, checksum: fa450762b108b8c9b73abe9c7a64af84 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-28T17:48:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 0 - Dissertação Final CD - 2 -29-09-17.pdf: 2757184 bytes, checksum: fa450762b108b8c9b73abe9c7a64af84 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-28T17:48:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 0 - Dissertação Final CD - 2 -29-09-17.pdf: 2757184 bytes, checksum: fa450762b108b8c9b73abe9c7a64af84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-28T17:49:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 0 - Dissertação Final CD - 2 -29-09-17.pdf: 2757184 bytes, checksum: fa450762b108b8c9b73abe9c7a64af84 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectConselho de classept_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleConselho de classe e práticas pedagógicas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio-IFRO Cacoal/ROpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0 - Dissertação Final CD - 2 -29-09-17.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.