Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1880
Título: Geometria em Conjunto com Materiais Alternativos na Educação de Jovens e Adultos: Jorge Teixeira de Oliveira no Município de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Caliani, Gilson Marcos
Palavras-chave: Software tabulae
Geometria dinâmica
ensino de matemática
Data do documento: 2014
Resumo: Este trabalho consiste na inclusão do software tabulae e dos materiais alternativos nas aulas de matemática como ferramentas de apoio pedagógica no contexto de sala de aula com o objetivo de auxiliar os alunos nas descobertas e aplicações dos saberes matemáticos, construindo um aprendizado dinâmico através das atividades propostas avaliadas continuamente, sendo uma das preocupações, desmistificar conceitos falsos sobre a matemática. Além da procura por meios de motivar o aluno, aprimorou-se a construção de conhecimentos geométricos e suas aplicações conhecendo os postulados e axiomas que determinam as construções de figuras planas e espaciais; fórmulas de perímetros, áreas e volumes que contemplem a resolução das atividades propostas. Ao medir e comparar grandezas matemáticas procurou-se estruturar uma visão diferenciada de suas aplicações ao mundo das ideias matemáticas que nos rodeia; construindo e solucionando problemas do cotidiano com a participação dos alunos, discutindo sua contextualização e implicações em relação a tomadas de decisões, sendo este um complemento matemático importante de situações vivenciadas em comunidade pelos educandos. Buscou-se também estabelecer uma relação entre os conhecimentos científicos e os empíricos, valorizando os saberes matemáticos da comunidade a qual o aluno está inserido, fazendo a junção da prática com a teoria, melhorando o visual e a interpretação dos problemas por eles vivenciados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1880
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicações do tabulae em sala de aula corrigidos-2014 4.pdf6,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tabulae.rar12,64 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.