Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1884
Title: A situação do ensino da matemática no ensino médio do município de Lábrea – AM
Authors: Evangelista, Antonio Junior
Keywords: Ensino
Matemática
Dificuldade
Issue Date: 2015
Citation: EVANGELISTA, Antonio Junior. A situação do ensino da matemática no ensino médio do município de Lábrea – AM. 2015. 63 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Abstract: Este trabalho contém um levantamento de dados oriundo das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM da cidade de Lábrea – AM do período de 2012 a 2014. Um dos aspectos considerados relevantes são os descritores do próprio exame aplicado anualmente desde 1998, com uma reformulação a partir de 2009 sendo conhecido como NOVO ENEM. O objetivo deste trabalho é diagnosticar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no ensino médio além de investigar e identificar a aceitação e a importância dada pelos alunos em relação ao ensino de matemática analisando as características dos alunos da série final do ensino médio (3ª série) da cidade supracitada. Características como idade, gênero e a quantidade de vezes que repetiram algum ano escolar, através de questionário e simulado com questões do ENEM. Os resultados obtidos foram que boa parte dos alunos pesquisados tem uma boa aceitação pela disciplina de matemática, porém esta continua sendo uma das disciplinas com maior rejeição entre aquelas trabalhadas na base comum do ensino médio, motivados ou por deficiência que se arrasta desde o ensino fundamental ou pela metodologia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula, e que as maiores dificuldades encontram–se em conteúdos envolvendo geometria, álgebra e análise de gráficos conforme o simulado aplicado.
Description: Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional - PROFMAT na FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Matemática
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1884
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Final_Antonio Junior Evangelista.pdf3,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.