Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1887
Título: Utilização de material concreto no ensino de matemática: Uma experiência com o teodolito caseiro no ensino de trigonometria
Autor(es): Santos, Luiz Anderson de Morais
Palavras-chave: Ensino
Material Concreto
Trigonometria
Teodolito Caseiro
Data do documento: 2015
Citação: SANTOS, Luiz Anderson de Morais. Utilização de material concreto no ensino de matemática: Uma experiência com o teodolito caseiro no ensino de trigonometria. 2015, 87 f. : il. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, porto Velho, 2015.
Resumo: TO presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência com a utilização de material concreto “Teodolito caseiro” nas aulas de trigonometria, e fazer algumas reflexões desta prática como uma proposta didático-pedagógica para melhoria do ensino de matemática. A aula prática foi realizada sobre uma perspectiva diferenciada, transformando-a em uma ferramenta facilitadora para o ensino aprendizagem, diminuindo assim a distância entre a teoria ensinada na sala de aula e a sua utilização no cotidiano. A proposta foi plicada com 24 alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Humaitá, contendo aulas teóricas de revisão dos conceitos prévios relacionados aos conteúdos de trigonometria e aulas práticas envolvendo a confecção do teodolito caseiro, seu uso e sua aplicabilidade no ensino de trigonometria. Após a aplicação da aula prática, foi possível verificar a motivação e entusiasmo dos alunos com a nova metodologia aplicada, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos, principalmente com relação ao cálculo de distâncias inacessíveis e o uso das razões trigonométricas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1887
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf8,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.