Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1890
Título: Ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas lineares através da planilha excel
Autor(es): Rocha, Jesiel Souza da
Palavras-chave: Matrizes
Determinantes
Sistemas Lineares
Planilha eletrônica
Microsoft Excel
Data do documento: 2015
Citação: ROCHA, Jesiel Souza da. Ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas lineares através da planilha excel. 2015. 62 f.: il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Matemática, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Este trabalho explícita algumas resoluções de problemas de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares através da planilha do Microsoft Excel 2013, como por exemplo, soma de matrizes, produto de matrizes, cálculo da inversa de uma matriz quadrada, cálculo do determinante de uma matriz e resoluções de sistemas lineares, assuntos estes abordados no ensino médio das escolas públicas do Brasil. Sendo estes cálculos realizados por fórmulas ou funções do Excel ou fórmulas construídas pelo autor. Para atender o objetivo da pesquisa foi desenvolvido em duas escolas públicas da capital uma atividade com 7 questões sobre o conteúdo abordado para que os alunos resolvessem em sala, em outro momento, foi realizado uma oficina com os mesmos alunos, na qual foi trabalhado a resolução das 7 questões da atividade através da planilha eletrônica Microsoft Excel. Foi detectado que poucos alunos resolveram corretamente algumas questões, que essas escolas não estão aptas para realizarem esta interdisciplinaridade, pois faltam recursos físicos e humanos.
Descrição: Trabalho de conclusão apresentado ao Mestrado em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT no polo da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Matemática.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1890
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO DE MATRIZES, SISTEMAS LINEARES E DETERMINANTES ATRAVÉS DO EXCEL JESIEL SOUZA DA ROCHA - DISSERTAÇAO.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.