Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1891
Título: Aplicações teóricas e práticas da trigonometria para um ensino significativo e interdisciplinar
Autor(es): Souza, Irlan Cordeiro de
Palavras-chave: Trigonometria
Prática
Interdisciplinar
Aprendizagem Significativa
Data do documento: 2015
Citação: SOUZA, Irlan Cordeiro de. Aplicações teóricas e práticas da trigonometria para um ensino significativo e interdisciplinar. 2015. 168 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Ao ensinar trigonometria, no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Rondônia (Campus Ariquemes), detectamos dificuldades causadas pela falta de metodologias adequadas e a ausência de recursos que facilitem a aprendizagem. Muitos alunos alegaram que a Trigonometria é algo complicado e sem utilidade, mas isso se deve ao fato de não entenderem seus fundamentos mais básicos e por não perceberem sua utilidade em nossa vida cotidiana. A partir da observação das dificuldades apresentadas por uma turma de vinte estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos. Destacamos duas atividades realizadas pelos alunos; construção e utilização de um Clinômetro para calcular alturas e distâncias inacessíveis e o cálculo da área útil da Instituição por meio do processo de triangulação usado na Topografia, fazendo uso de um Teodolito Eletrônico. A percepção de que a trigonometria possui uma ampla aplicação na topografia, disciplina do curso, constituiu uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando a aula mais atrativa. Por fim, pudemos verificar uma considerável ampliação dos conhecimentos de trigonometria, em especial, no que diz respeito ao cálculo de distâncias e áreas inacessíveis, obtendo assim, uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar, relatar e analisar os resultados da proposta de se ter trabalhado a trigonometria com atividades práticas e interdisciplinares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1891
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Profmat - IRLAN CORDEIRO DE SOUZA.pdf7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.