Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1892
Título: Resolução de problemas: uma metodologia comprometida com a construção do conhecimento matemático
Autor(es): Oliveira Júnior, Vlademir Fernandes de
Palavras-chave: Metodologia da Resolução de Problemas
Educação Matemática. Matemática
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Vlademir Fernandes de. Resolução de problemas: uma metodologia comprometida com a construção do conhecimento matemático. 2015. 110 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta pesquisa visa analisar a opção metodológica da resolução de problemas para o ensino de Matemática. Para tanto, foi necessário percorrer um caminho mais amplo, a fim de contextualizar o ensino de modo geral (em termos de princípios educativos) sua trajetória e evolução histórica, bem como o ensino de matemática. Neste percurso, alguns elementos foram observados tais como: os aspectos históricos relevantes no período de mudança de paradigmas na educação, na passagem de uma educação pautada na transferência de conhecimento para aquela objetivada por uma construção do mesmo de modo mais amplo, rico e participativo; a perspectiva de ensino a partir das novas alternativas para o ensino de Matemática e; a Metodologia da Resolução de Problemas, suas possibilidades de real auxílio na construção do conhecimento matemático. Para tanto, algumas questões foram problematizadas e puderam nos conduzir no desenvolvimento da pesquisa. Tais questões estavam relacionadas às deduções que podemos tirar do percurso histórico da educação que contribui para o ensino de Matemática atual. Assim como, orientar de que forma a resolução de problemas se destaca como uma metodologia alternativa condizente com as necessidades educativas atuais e de que maneira poderíamos abordar tópicos da Matemática utilizando a resolução de problemas. Ao responder tais questionamentos, podemos caracterizar adequadamente a Metodologia da Resolução de Problemas e evidenciar sua potencialidade para o ensino de Matemática em nossa época.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1892
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao PROFMAT_Vlademir_Alterações Pos Banca.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.