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Título: Metodologia Pec - planeação estratégica e comunicativa: aplicação em um Programa de Pós-Graduação de uma Universidade Pública
Autores: Magalhães, Luciano Santos
Palavras-chave: Planeação Estratégica e Comunicativa – PEC
Programas de Pós-Graduação
Universidade Federal de Rondônia
Data de publicação: 2016
Citação: MAGALHÃES, Luciano Santos. Metodologia PEC - Planeação Estratégica e Comunicativa: aplicação em um programa de pós-graduação de uma universidade pública. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: Em programas de pós-graduação (PPGs) o planejamento pode ser um elo para o alcance dos critérios avaliados pela Capes. Especialmente quando orientado pela Teoria da Ação Comunicativa (TAC), o planejamento não se opõe à liberdade científica, ao contrário, possibilita construir um caminho dialógico para responder às demandas científicas e sociais. Na Universidade Federal de Rondônia (Unir) o planejamento parece ser o “gargalo” para o desenvolvimento e consolidação dos cursos stricto sensu. A metodologia Planeação Estratégica e Comunicativa (PEC) pode ser a solução, pois orienta-se pela TAC e possibilita estruturar um planejamento que inclui stakeholders, alcançando eficiência e eficácia, bem como efetividade e sustentabilidade. O objetivo deste estudo consiste em aplicar a PEC em um PPG da Unir, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA), e propiciar um formato de planejamento que também atenda outros programas da universidade. Definimos um design de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e procedimentos orientados por métodos participativos. Os dados são provenientes de diários escritos a partir da observação participante no processo planejativo e formulários semiestruturados para colher feedback entre os participantes. Utilizamos análises descritiva e de conteúdo. Participaram 21 docentes. Compomos uma equipe planejadora que incluiu os docentes do PGCA para adaptar a PEC e aplicá-la. Estruturamos o planejamento em três rodadas presenciais com encontros em dois municípios, possibilitando chegar ao Plano de Desenvolvimento e Consolidação 2015/2016 do PGCA que incluiu a definição de sua Missão, Visão, Valores, Matriz Swot e, a partir do Documento de Área/Capes, a criação de 10 indicativos de pré-projetos estratégicos a serem geridos pelos próprios docentes. Enviamos aos 21 participantes um questionário semiestruturado visando obter o feedback do planejamento realizado, dos quais 12 responderam. Verificamos que o planejamento foi positivo, pois os entrevistados reconheceram que este possibilitou estruturar um processo para reuni-los de forma que pudessem articular seus projetos e, ainda, dialogar, propiciando uma compreensão compartilhada de situação. Os docentes deram também várias sugestões de melhorias em processos planejativos futuros, favorecendo a continuidade da PEC no PGCA, tais como: adequações ao cronograma, realização de reuniões ampliadas para monitoramento, maior foco nos processos pedagógicos, entre outras. A partir da aplicação da PEC no PGCA fizemos uma proposição metodológica para os PPGs da Unir, ressalvada a devida adaptação a cada contexto. Os resultados possibilitaram que visualizássemos a PEC como uma proveitosa tecnologia social que propicia aos PPGs atingir mais plenamente suas potencialidades, pois com a PEC são estruturadas as bases para que o programa dialogue com o seu meio, produza ações de impacto científico e social, tenha relevância na sua região geográfica de influência e área científica de atuação. Dessa forma, é possível desenvolver e consolidar o PPG, otimizando suas contribuições científicas e sociais. Por fim, sugerimos continuação da aplicação da PEC com pesquisas multicaso e longitudinais para aprimorar este modelo de planejamento na gestão da pós-graduação na Universidade Pública.
Descrição: Trabalho de Conclusão Final (TCF) apresentado ao Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração Pública.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1893
Aparece nas coleções:PROFIAP/PVH - Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

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