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Título: Características e fatores de sucesso no curso técnico de finanças do IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte
Autor(es): Aguiar, João Batista Teixeira de
Palavras-chave: Curso Técnico de Finanças do IFRO
Característica de Sucesso e Evasão
Empregabilidade
Qualidade de formação técnica
Continuidade dos estudos
Data do documento: 2017
Citação: AGUIAR, João Batista Teixeira de. Características e fatores de sucesso no curso técnico de finanças do IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. 2017. 91 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: O paradigma que orienta os processos no Âmbito da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTM) é a busca da formação do trabalhador cidadão. Para além da formação técnica, busca-se capacitar o trabalhador para desempenhar suas atividades profissionais de forma competente e contextualizada, mediante a oferta de um suporte conjunto de conhecimentos teóricos e práticos. O curso técnicos em finanças IFRO- Porto Velho Zona Norte vem disponibilizando aos estudantes dessa capital, a oportunidade de qualificação profissional numa área mas estratégicas para a sobrevivência e crescimento das organizações empresariais, dada a importância que passou a adquirir as finanças contemporaneamente. Contudo, os egressos desse curso, identificados no período de 2013 a 2016, constituíram uma minoria (19,37%), enquanto a maioria (80,63%), não conseguiu concluir o curso. Buscando contribuir para o debate científico e tecnológicos no Âmbito da temática da gestão educacional, o presente estudo investigou os egressos desse curso, objetivando identificar, dentre um amplos aspectos de características e fatores selecionados, aquelas que: por um lado, aqueles que, segundo a opinião desses diplomados, influenciaram a decisão da maioria dos alunos de evadirem do curso . Para a realização da investigação, tendo em vista tratar-se de uma pesquisa social aplicada, optou-se pelo método do estudo de caso, cuja característica apresenta caráter exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos metodológicos realizou-se uma análise documental, para identificar os egressos diplomatas, assim como, o diagnostico das condições socioeconômicos que justificam a oferta desse curso pela instituição que o ministra. Ato continuo fez-se uso dos questionários utilizados na pesquisa nacional de egressos dos cursos técnicos da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológicas, realizada pela secretaria de Educação profissional e Tecnológicas. Dentre as características de sucessos, identificou-se: (a) em termos gerais: 39% dos alunos tem ate 25 anos; 84% são mulheres; 55% estão cursando ou concluíram curso superior; 97% são oriundos de escolas públicas. (b) sobre empregabilidades: 77% estudam e/ ou Trabalham; 71% já trabalhavam quando iniciaram o curso; 32% atuam na área há 5 anos; 48% disseram que o trabalho que realizam tem relação com a formação técnica; 68% disseram que as exigências do mercado são inferiores á obtida no curso; 87% estão satisfeitos com a formação técnicas. (c) sobre a avaliação da qualidade do curso: instituição: 94% consideram ótima ou boa; infraestrutura: 94% declaram ótima ou boa; curso técnico: 90% opinam como ótimo ou bom; conhecimento teórico: 87% jugam ótima ou bons; conhecimentos práticos: 55% conceituam como ótimo ou bons; qualificação dos professores: 97% acreditam ser ótimo ou boa. (d) sobre a comunidade dos estudos: interesse em atuar na área: 94% alto ou muito alto; nível de aprendizagem: 94% alto ou muito alto; se existe relação entre as áres do curso superior e técnicos: sim 80%.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), oferecido pela Instituição Associada Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para a obtenção do título de Mestre. Orientador: Professor Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1894
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

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