Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1907
Título: Práticas de Controle Social na Percepção do Poder Executivo: Um Estudo dos Entes Federativos Brasileiros
Autor(es): Silva, Fábio Ferreira da
Palavras-chave: Governança Pública
Controle Social
Relação de Agência
Gestão Pública
Data do documento: 2011
Citação: SILVA, Fábio F. Práticas de controle social na percepção do Poder Executivo: um estudo dos entes federativos brasileiros. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2011. 98 f.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar a existência das práticas de controle social na percepção dos representantes do controle interno do poder executivo estadual verificando se as disponibilizações de tais práticas possuem associação com a governança pública. Quanto à natureza, a pesquisa pode ser classificada como aplicada; em relação à forma de abordagem do problema, trata-se de pesquisa quantitativa, apresentando números quantificáveis dos respondentes do instrumento e coleta de dados; quanto aos objetivos é descritiva, visando descrever a opinião de determinada população. A população compreende os representantes do controle interno dos entes do poder executivo estadual nos 26 (vinte e seis) Estados brasileiros e no Distrito Federal. A amostra selecionada compreende todos os entes do poder executivo estadual. A coleta de dados foi realizada através de questionário, respondido pelos representantes das instituições. A segunda etapa foi realizada através de análise da média, moda e mediana dos resultados apresentados no questionário, bem como o cálculo do coeficiente de correlação de Pearson, demonstrando o nível de associação das variáveis, verificação se as disponibilizações das práticas de controle social possuem associação com a boa governança pública. O período de coleta através de questionário estendeu-se do dia 24/03/2011 a 26/05/2011, sendo que apenas os representantes dos Estados do Amapá e Piauí não responderam ao questionário. Os resultados da coleta de dados da pesquisa permitiram identificar que as práticas de controle social, disponibilizadas à sociedade em cada ente federativo, são: orçamento participativo, conferência pública, conselhos estaduais, representação/denúncia, ouvidoria e página de transparência. O resultado evidenciou que, na visão dos respondentes as práticas de controle social contribuem para a governança no setor público, pois, na análise apresentada, 100% dos respondentes afirmaram concordar, parcial ou totalmente, que as práticas de controle social contribuem para a governança pública; no entanto, disponibilizar práticas de controle social não necessariamente significa que essas estejam correlacionadas com o PIB per capita dos Estados, sendo que a renda per capita está correlacionada com as práticas de boa governança.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1907
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.