Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/191
Título: Contabilidade gerencial como fator de agregação de valor a gestão empresarial: um estudo nas organizações de pequeno porte no município de Pimenta Bueno - RO
Autores: Camiloto, Luciane Cristina Garcia
Palavras-chave: Agregar valor
Tomada de decisão
Informação
Data de publicação: 17-Dez-2010
Citação: CAMILOTO, Luciane Cristina Garcia. Contabilidade gerencial como fator de agregação de valor a gestão empresarial: um estudo nas organizações de pequeno porte no município de Pimenta Bueno - RO. 21 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2010.
Resumo: O presente artigo realiza uma pesquisa sobre a viabilidade do oferecimento pelas organizações contábeis da Contabilidade Gerencial às empresas de pequeno porte do município de Pimenta Bueno. A contabilidade agrega valor, facilita o gerenciamento e auxilia nas tomadas de decisões, porém possuir informações exige a aplicação de recursos financeiros, tecnológicos e profissionais nem sempre disponíveis às pequenas empresas. O profissional contábil detém tais informações e poderá, oferecer serviços contábeis adicionais visando maximizar os resultados financeiros das pequenas empresas e agregar valor aos seus serviços, criando uma diferenciação competitiva benéfica a todos os envolvidos. A pesquisa está dividida em duas partes: na fase inicial foi executado o levantamento bibliográfico, mesclando fundamentações teóricas baseadas em textos considerados relevantes da área de Contabilidade Gerencial e Gestão Empresarial; e na fase seguinte foi executada uma pesquisa de campo exploratória com 40 empresas de pequeno porte que possuem sua constituição de capital societária por cotas limitada. Após pesquisa e análise, constatou-se que o universo pesquisado não desfruta de serviços contábeis gerenciais que assessoram e dão maior confiabilidade na tomada de decisões a sua disposição. Esta realidade deve-se fundamentalmente a dois fatores: o baixo oferecimento de tal assessoria pelo profissional contábil e, por conseguinte, o pouco conhecimento por parte do empresariado das vantagens e facilidades que a contabilidade gerencial pode proporcionar.
Descrição: Artigo apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus de Cacoal, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, elaborado sob a orientação do professor MSc. Geraldo da Silva Correia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/191
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC - LUCIANE CRISTINA GARCIA CAMILOTO.pdf612,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.