Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1910
Título: Indicadores e índices do município de Porto Velho
Outros títulos: Indicadores e índices do município de Porto Velho
Autores: Urgal, Maria Aparecida Lopes
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade
Indicadores de Sustentabilidade
Data de publicação: 2011
Resumo: A motivação principal deste estudo partiu da possibilidade de contribuir para a continuação do debate em torno das questões necessárias e prioritárias para composição de um índice sintético, sob a ótica da sustentabilidade e, assim, servir de subsídios para políticas públicas em âmbito municipal. Assim, a proposta deste trabalho foi discutirr o atual estágio de desenvolvimento sustentável do município de Porto Velho (RO) por meio de indicares e índices construídos a partir da adaptação de sistemas de indicadores apontados como referências nacional e internacional, bem como pela absorção de resultados regionais sobre a temática. O referencial teórico-empírico apresenta discussão sobre a evolução do conceito de crescimento e desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável e indicadores de sustentabilidade. Discute-se as metodologias escolhidas, analisando suas características, identificando as dimensões ou temas, subtemas ou aspectos e indicadores considerados relevantes para avaliação, bem como as possibilidades de ponderações de dados. Os dados necessários para construção dos indicadores foram coletados, sempre que possível, em banco de dados oficiais e no município foco do trabalho. Visando possibilitar a agregação e combinação dos dados, todos os valores dos indicadores foram transformados em escores de zero a cem, utilizando uma escala de desempenho, expressando os resultados na mesma unidade. Os resultados foram apresentados na forma de quadros, tabelas e gráficos. Ao final, foi identificado um índice, denominado de Índice de Desenvolvimento Sustentável do município de Porto Velho (IDS PVH), resultado da aglutinação dos indicadores da dimensão econômico, social, ambiental e institucional do desenvolvimento. De modo geral, o município de Porto Velho quando comparado ao Brasil e Rondônia, apontou graves problemas em diferentes indicadores, como por exemplo no Tema Saúde, como Expectativa de Vida Saudável, Numero de leitos por mil habitantes e Taxa de Mortalidade antes do 5 anos de idade, que mostram a carência da população por atendimentos básicos e suas conseqüências; no Tema Violência, com os indicadores Taxa de Homicídios e Número de Vítimas de Acidentes de Trânsito mostrando índices elevados de vítimas fatais; no Tema Saneamento, com Cobertura de Redes com Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitário, comprovando que apenas uma parcela pequena da população é atendida, entre outros. O resultado da avaliação do IDS PVH expôs a posição de baixo desenvolvimento no que se refere à sustentabilidade. Sobre a pergunta problema é possível afirmar que o município de Porto Velho teve algum crescimento nos últimos anos, mas basicamente seguindo uma tendência nacional. Quando se pensa em termos de desenvolvimento, entretanto, os indicadores não permitem afirmar que houve avanço significativo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como um requisito para obtenção do Título de Mestre em Administração
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1910
Aparece nas coleções:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maria Aparecida Lopes Urgal.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.